Novo servo da Omron melhora produtividade e design da máquina

A Omron lançou uma gama inovadora de servomotores e servodrives que combinam e otimizam a sua instalação e configuração, tendo funcionalidades que permitem aos utilizadores melhorar significativamente a produtividade da máquina. Especificamente concebidos para satisfazer as necessidades dos construtores de máquinas actuais, a nova gama de servos 1S da Omron oferecem um ótimo desempenho, complementado por uma construção compacta que poupa espaço e estando disponíveis com potências nominais de 100 W a 3 kW.

Todos os modelos da Série 1S têm um encoder de alta resolução de 23 bits e um tempo de ciclo de rede de 125 µs (muito pequeno), funcionalidades que permitem aos utilizadores alcançar maiores velocidades nas máquinas, sem impedir a precisão ou a repetibilidade. Os controladores da gama 1S permitem criar perfis precisos de movimento, e os encoders de alta resolução com um controlo de ciclo melhorado garantem que os perfis sejam seguidos com precisão. Em comparação com os servos anteriores, a nova família 1S da Omron permite realizar poupanças até 50% no tempo necessário para a configuração e instalação. Uma ferramenta de software torna mais rápido e mais simples o dimensionamento do servo, enquanto que a configuração do sistema é realizada de uma forma fácil e rápida através do auto-builder do projeto NJ e de um assistente de configuração para os principais parâmetros. Também para ajudar numa implementação rápida, existe uma funcionalidade de “melhor esforço”, com patente pendente, para um tempo de estabilidade baixo e uma funcionalidade de regulação simples, efetuando ajustes inteligentes dos ganhos em apenas alguns minutos.

Os novos servos 1S também dispõem, de série, de funções avançadas de segurança assim como um controlo de segurança por EtherCAT. Os sistemas têm uma funcionalidade de corte de binário em modo de segurança Fail Safe over EtherCAT (FSoE), com os requesitos de segurança PLd (EN ISO 13849-1) e SIL2 (IEC 61508). Também é suportada uma funcionalidade de corte de binário em modo de segurança através das entradas digitais, cumprindo os requisitos PLe (EN ISO 13849-1) e SIL3 (IEC 61508).

Outra das principais vantagens dos novos servos 1S da Omron é a funcionalidade fiável sem a utilização de baterias. A ausência de baterias significa que não existe uma manutenção de rotina, o que poupa tempo e trabalho aos utilizadores. Os sistemas também oferecem uma cablagem direta dos sinais de entrada e de saída, o que elimina a necessidade de utilizar blocos de terminais. E as ligações rápidas e seguras sem parafuso, e os conetores por encaixe para a cablagem simples, ajudam a poupar tempo e a facilitar a manutenção. Os equipamentos 1S da Omron são uma parte integrante da plataforma de automação Sysmac, que se dedica a providenciar uma gestão e um controlo total das unidades e das máquinas. Tal como todos os outros elementos da plataforma de automação Sysmac, a família 1S pode ser configurada com o potente software Sysmac Studio da Omron, fornecendo um ambiente de desenvolvimento integrado para a sequência lógica, motion, segurança, robótica, visão e HMI.

http://industrial.omron.pt

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*