Contrinex

SCHUNK vence o Hermes Award 2017

O vencedor do HERMES AWARD deste ano 2017 é a empresa alemã SCHUNK GmbH & Co. KG. O HERMES AWARD…

O vencedor do HERMES AWARD deste ano 2017 é a empresa alemã SCHUNK GmbH & Co. KG. O HERMES AWARD é um dos prémios de tecnologia industrial mais prestigiados do mundo, e a SCHUNK é referência mundial em sistemas de preensão inovadores.SCHUNK é uma empresa familiar alemã e um “player” global. O prémio foi apresentado durante a Cerimónia de Abertura da HANNOVER MESSE, a 23 de abril, pela Ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, Johanna Wanka.

“A premiada solução da empresa sustenta a colaboração homem-robô, tornando-a  parte vital do kit de ferramentas da ‘smart factory’. É, portanto, um ajuste perfeito para a HANNOVER MESSE, que neste ano desempenhará um papel fundamental na reflexão e na condução do Desenvolvimento contínuo da Indústria 4.0”, disse Jochen Köckler, como membro do Conselho de Administração da Deutsche Messe encarregado da HANNOVER MESSE.

A pinça JL1 co-act da SCHUNK é um sistema modular inteligente com efeito de agarrar para a colaboração humano-robô, que é capaz de interagir diretamente e comunicar-se com o seu operador humano. Os sistemas de sensores integrados JL1 envolvem efetivamente o módulo na sua própria “bolha” de segurança, monitorizando continuamente a proximidade dos seres humanos e desencadeando ações evasivas para evitar qualquer contacto direto homem-máquina. Estes permitem também que o módulo agarre, manipule e monte objetos de todas as geometrias. As mandíbulas do módulo são capazes de medir a força de preensão e possuem sensores táteis, de modo que sua operação é altamente adaptativa e responsiva. A constelação de sensores também inclui duas câmaras que permitem que a pinça veja o seu ambiente em 3D e o ajude a detetar peças de trabalho.

Estas são apenas algumas das razões pelas quais o JL1 impressionou o júri HERMES AWARD, que foi liderado por Wolfgang Wahlster, CEO do Centro Alemão de Pesquisa de Inteligência Artificial (DFKI). O sistema de auto-aprendizagem da SCHUNK é ideal para ambientes de produção altamente flexíveis da Indústria 4.0, onde humanos e robôs trabalham em estreita colaboração.“A colaboração robótica e sem barreiras entre humanos e robôs nas operações de fabrico da Indústria 4.0 com pequenas séries de produção, alta diversidade de componentes e modernização frequente só é possível se todas as partes do sistema de fabrico forem inteligentes, até ao nível efetor. O SCHUNK JL1 é um exemplo perfeito de um ‘state-of-art’, inteligente e de última geração, razão pela qual o júri o escolheu como a entrada vencedora deste ano”, explicou Wahlster.

Além da SCHUNK, foram nomeadas para este ano da HERMES AWARD: AGS-Verfahrenstechnik GmbH (Stade, Alemanha), Augumenta (Oulu, Finlândia), Linz Centro de Mecatrônica (Linz, Áustria) e Noonee AG (Zurique, Suíça). Os produtos e processos vencedores e nomeados estiveram em exibição nos respetivos stands das empresas em toda a HANNOVER MESSE 2017 (24 a 28 de abril).

www.es.schunk.com

 

Translate »