Schaeffler alarga conhecimentos em mobilidade elétrica

A Schaeffler, fornecedor do setor industrial e automóvel, assinou um contrato de compra com a SEMIKRON International GmbH para a aquisição de 51% das ações da Compact Dynamics GmbH, empresa fabricante de motores elétricos de alto desempenho. Ao mesmo tempo, a Schaeffler e a SEMIKRON acordaram colaborar no desenvolvimento de sistemas eletrónicos de potência e na integração de componentes eletrónicos de potência. Com esta aquisição e cooperação, a Schaeffler alarga os seus conhecimentos no campo dos motores elétricos e da eletrónica de potência para o desenvolvimento e a produção de acionamentos elétricos.

“Como parte da nossa estratégia de ‘Mobility for Tomorrow’, consideramos a mobilidade elétrica uma das nossas principais oportunidades de futuro. Graças à aquisição da Compact Dynamics e da colaboração com a SEMIKRON, completamos o nosso programa tecnológico de produtos e abrimos novas oportunidades de crescimento”, afirmou Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.

A Compact Dynamics GmbH, com sede em Starnberg, Alemanha, é uma empresa especializada em desenvolvimento no campo dos conceitos inovadores de acionamento elétrico, com foco nos acionamentos de alto desempenho e na construção leve integrada para produções de pequenas séries e aplicações para desportos de motor. Entre outros projetos, a Schaeffler e a Compact Dynamics colaboraram durante muitos anos com grande sucesso no desenvolvimento do motor elétrico para a equipa Audi ABT Schaeffler, na série de corridas de veículos elétricos FIA Fórmula E. Através da aquisição desta participação maioritária e da garantia de uma opção de compra das ações remanescentes em meados de 2018, o Grupo Schaeffler obtém conhecimentos essenciais para o desenvolvimento e a produção dos seus próprios motores elétricos para aplicações automóveis.

A SEMIKRON International GmbH é uma empresa líder a nível mundial no âmbito da eletrónica de potência. O modelo de cooperação com a SEMIKRON tem como objetivo o desenvolvimento conjunto de sistemas eletrónicos de potência para aplicações automóveis. Os dois parceiros contratuais desejam colaborar no desenvolvimento de acionamentos elétricos para aplicações automóveis. A Schaeffler tem a intenção de integrar a eletrónica de potência da SEMIKRON nos futuros sistemas alternativos de acionamento. Ambas as empresas pretendem trabalhar em conjunto na primeira fase de desenvolvimento de soluções de produção para grandes séries.

www.schaeffler.pt