M&M Engenharia Industrial: EPLAN Cogineer – automatização simples da engenharia

A criação automática de esquemas é agora uma brincadeira de crianças. O fornecedor de soluções EPLAN apresentou na Feira de Hannover um novíssimo software para configurações eficientes que garante uma rápida familiarização e resultados impressionantes, tudo com apenas alguns cliques. O EPLAN Cogineer, que se encontra totalmente integrado na Plataforma EPLAN, proporciona facilidade de utilização e o máximo de simplicidade. Não são necessários conhecimentos especializados sobre configuração ou gestão de variantes – apenas conhecimentos básicos sobre como usar macros.

O EPLAN Cogineer, um inovador desenvolvimento para gerar esquemas automaticamente, celebrou a sua estreia em Hannover. Dieter Pesch, Vice-Presidente sénior da gestão e desenvolvimento de produtos, explica: “Desenvolvemos uma solução fácil de utilizar, mas extremamente inovadora no que diz respeito à funcionalidade”. É possível interligar um manual de mecatrónica e interfaces de configuração rápida e intuitivamente sem quaisquer conhecimentos de linguagens de programação de alto nível. A vantagem para os utilizadores – basta ter experiência com a utilização de macros. São macros que servem de base para a criação de conjuntos de regras. Não importa se os esquemas são gerados com base nas estruturas funcionais ou a partir da perspetiva específica do sistema. O EPLAN Cogineer adapta-se na perfeição ao nível de conhecimentos do utilizador, não exigindo mudanças na forma como trabalham com engenharia. Os resultados são persuasivos: uma solução flexível, fácil de utilizar e que permite poupar tempo e dinheiro. “A continuidade total de dados da fase de design para a fase de construção permite que os utilizadores do EPLAN Cogineer processem, com precisão e sem atrasos, os projetos dos clientes deste setor”, acrescenta Pesch. “E isto de forma completamente independente das pessoas envolvidas no processo”. As principais funcionalidades do EPLAN Cogineer são as evidentes poupanças de tempo devido à geração automática de esquemas e o aumento da qualidade devido à prevenção de erros.

O EPLAN Cogineer consegue gerar documentação eletrotécnica completa com apenas um clique. Isto resulta em duas vantagens cruciais. Primeiro, garante a implementação sem erros das estruturas e regras definidas, garantindo assim documentação de elevada qualidade. Segundo, permite o desenvolvimento de um número substancialmente superior de projetos, demorando o mesmo tempo que a copiar e colar páginas e macros. O EPLAN Cogineer oferece continuidade absoluta de dados desde a estruturação de produtos até à implementação do projeto específico e apoia o cumprimento de normas e regulamentos. Isto garante a maior precisão possível e o máximo de eficiência. O primeiro projeto pode ser gerado num curto prazo de tempo parcialmente graças à interface de utilizador intuitiva.

“Aprendizagem prática” é a máxima dos utilizadores. O EPLAN Cogineer foi desenvolvido para constituir uma ferramenta de implementação simples para utilizadores ocasionais e experientes, que lhes permite configurar e gerar projetos no EPLAN Electric P8. Não importa se as máquinas ou fábricas já foram estruturadas de acordo com aspetos funcionais ou com uma perspetiva específica do sistema. A nova solução também recorre a uma abordagem de configuração dimensionável dos métodos de trabalho selecionados: é possível usar uma combinação de configurações e métodos de trabalho convencionais conforme necessário – por exemplo com sub-projetos manuais e configuráveis.

M&M Engenharia Industrial, Lda.
Tel.: +351 229 351 336 · Fax: +351 229 351 338
info@mm-engenharia.pt · info@eplan.pt
www.mm-engenharia.pt · www.eplan.pt