TRUMPF inaugura fábrica inteligente em Chicago

A TRUMPF, grupo multinacional de produção tecnológica que está presente em mais de 70 países, incluindo Portugal, fabricante de referência de máquinas-ferramenta e pioneira da indústria 4.0, acaba de inaugurar um novo centro tecnológico em Chicago, nos EUA. Trata-se da primeira fábrica inteligente que foi projetada para processos de produção interligados por meios digitais. Os investimentos para as instalações, que têm mais de 15 mil metros quadrados, representam 13 milhões de euros em construção e 13 milhões de euros em equipamentos, totalizando 26 milhões de euros. Esta fábrica inteligente concentrar-se-á em prestar consultoria e dar formação aos clientes à medida que eles introduzirem soluções de produção interligadas digitalmente. Para o efeito, a empresa criou uma fábrica que interliga inteligentemente toda a cadeia de processos de chapa metálica – desde a ordem inicial para o fabrico de uma peça de chapa metálica até à sua conceção, fabrico e entrega.

A escolha da cidade de Chicago relaciona-se com o facto desta se localizar no centro do mercado norte-americano de processamento de chapa metálica. Em paralelo, cerca de 40% desta indústria está baseada em estados diretamente vizinhos. A fábrica inteligente da TRUMPF tem arquitetura personalizada: a sala de controlo e os ecrãs grandes fornecem aos visitantes dados de desempenho do processo de produção em tempo real. A sala de entrada da produção tem 55 metros de extensão e acolhe uma linha de manufatura de chapa metálica interligada, cuja peça central é um grande compartimento de armazenamento que fornece materiais às máquinas-ferramenta interligadas a ele. Um corredor que atravessa a sala de entrada da produção oferece uma visão panorâmica da fábrica e permite que os clientes compreendam os sistemas de produção, bem como os seus fluxos de material e informações como um todo. Faz ainda parte desta estrutura um teto de aço que foi fabricado por um dos clientes da TRUMPF em Atlanta. O showroom foi projetado pela empresa de arquitetura Barkow Leibinger, com sede em Berlim.

Recorde-se que em Portugal, a subsidiária da TRUMPF detém cerca de 50% da quota de mercado, prevê atingir os 60% ainda este ano, faturou mais de 13 milhões de euros no último exercício e estima crescer 54% em 2018.