Contrinex
Impressão 3D cria carro elétrico
Sem categoria

Impressão 3D cria carro elétrico em 3 dias

A Impressão 3D é uma das revoluções que mais mudarão as formas de conceção de diversas coisas…

A Impressão 3D é uma das revoluções que mais mudarão as formas de conceção de diversas coisas, nomeadamente dos carros elétricos. A prova disso mesmo é o projeto da startup italiana XEV Limited, que criou o primeiro carro fabricado através de Impressão 3D.

O LSEV é um pequeno carro urbano de dois lugares e 2,5 metros de comprimento, que estará à venda no próximo ano. Este modelo, com um peso de apenas 450 quilos e capaz de alcançar uma velocidade máxima de 70 km/h, poderá atingir uma autonomia de 150 quilómetros com cada carga.

Para o seu fabrico, utilizaram-se três materiais: nylon melhorado, ácido polilático, um filamento de impressão 3D comum e um poliuretano termoplástico semelhante à da borracha. Isto permitiu projetar um carro que, apesar do baixo nível de produção, chegará ao mercado com um preço competitivo. Este não é já um projeto de pesquisa ou demonstração, encontra-se já na sua fase comercial. A ideia é criar seis protótipos antes do mês de julho de 2018, e prevê-se a sua comercialização para abril de 2019, inicialmente na China com um preço de 8500 euros. Este valor é possível graças à utilização da Impressão 3D, reduzindo o número de peças que compõem o carro.

O objetivo passa por alcançar uma produção de 20 mil unidades até o final de 2019.

 

Translate »