Schmersal Ibérica: as novas cortinas de luz e células de deteção de segurança da série SLC/SLG 240 COM

As novas cortinas de luz e as células de deteção de segurança da série de produtos SLC/SLG 240 COM da Schmersal oferecem muitas funções práticas e são, por isso adequadas a uma gama diversificada de áreas de aplicação. Para aplicações com uma pequena distância de segurança para o ponto de perigo, a nova série foi ampliada para uma resolução de 14 mm. A supressão de feixe integrada para objetos fixos e móveis no campo de proteção permite o funcionamento seguro e, simultaneamente, suave dos processos de produção. Sendo ocultadas divisões do campo de proteção sem disparar um sinal de paragem, de modo que os objetos móveis, como por exemplo as peças de trabalho, possam ser adicionados ou posicionada uma cinta transportadora com uma posição fixa no campo de proteção. Além disso, os pares de sensores podem ser comutados em série e, desta forma, as máquinas podem ser protegidas de diferentes lados com um dispositivo de desconexão.

Pela primeira vez foi executada uma configuração de adaptação ótica de fácil utilização nesta série de produtos, o que indica a qualidade do sinal durante a operação de segurança em curso. Uma solução economizadora de tempo, visto que o utilizador já não precisa de mudar para o modo de configuração para configurar os sensores de forma mais adequada. Se, por exemplo, surgir sujidade nos sensores das células de deteção e, consequentemente, a força do sinal se tornar mais fraca, ocorre uma mensagem de aviso ótico para que possam ser tomadas medidas corretivas atempadamente. Assim as anomalias podem ser corrigidas atempadamente e as paragens não planeadas do sistema podem ser prevenidas.

Tal como acontece com todas as séries de produtos BWS (sistema de proteção sem contacto) da Schmersal com um formato pequeno (28 x 32 mm), também é padrão com o SLC/SLG 240 COM, em que todas as funções podem ser parametrizadas sem meios auxiliares de apoio. Outra caraterística standard é que as mensagens de estado sobre funções e modos de funcionamento são exibidas no recetor, e são agora exibidas em 7 cores. Com um gateway SD, as informações de diagnóstico e de estado podem ser encaminhadas para um controlador de nível superior e em combinação com a nova Smart Safety Solution da Schmersal até mesmo na Cloud (nuvem). Segundo a norma EN/ISO 61496 para sistemas BWS de tipo 2, as cortinas de luz e as células de deteção de segurança SLC/SLG 240 COM atingem o nível de desempenho PL c.

Schmersal Ibérica, S.L.
Tel.: +351 219 593 835
info-pt@schmersal.com · www.schmersal.pt

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*