Rede de Inovação Digital para a Indústria nasce no Norte de Portugal

Nasceu um Digital Innovation Hub, uma Rede de Inovação Digital para a indústria no Norte de Portugal, que tem por missão fomentar a transformação digital das empresas industriais da região Norte e estimular o respetivo ecossistema de inovação. O iMan Norte Hub vai ser lançado oficialmente no dia 25 de maio, às 14h00, no Auditório Infante D. Henrique, na Marina de Leça da Palmeira (Matosinhos).

Facilitar a adoção tecnológica na indústria nas áreas da digitalização e da robótica e oferecer informação de negócio sobre fontes de conhecimento tecnológico, instalações experimentais, casos piloto e oportunidades de financiamento na região – são outros dos objetivos que esta rede de inovação digital tem para oferecer às empresas industriais, às empresas que ofereçam soluções de digitalização e robótica industrial, associações industriais e organismos governamentais.

A Rede de Inovação Digital para a Indústria foi batizada de “iMan Norte Hub” e a coordenação pertence à PRODUTECH (Pólo das Tecnologias de Produção), INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência), UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto), CATIM (Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica), CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal), CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal) e CTCOR (Centro Tecnológico da Cortiça).

A estratégia passa pelo desenvolvimento de áreas associadas a tecnologias chave, nomeadamente a digitalização e robótica, combinando a existência de competências e infraestruturas científicas e tecnológicas e fortalecendo os negócios existentes e potenciando a criação de novos negócios.

Entre os serviços principais do iMan Norte Hub estão a elaboração de diagnósticos e roteiros tecnológicos, a procura de fornecedores e parceiros, a validação e demonstração de soluções inovadoras, estudos setoriais e tecnológicos, o apoio ao desenvolvimento de novos negócios, interligação com fontes de financiamento.

A entrada na sessão de lançamento, apesar de livre, está sujeita a inscrições através do seguinte link.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*