Repsol e Google Cloud otimizam gestão de refinaria com Big Data e IA

A Repsol e a Google Cloud iniciaram um projeto que irá permitir otimizar a gestão de uma das maiores e mais complexas instalações industriais de refinação, através de Big Data e inteligência artificial.

Esta iniciativa, pioneira na área de refinação mundial no Complexo Industrial de Tarragona, em Espanha, utilizará tecnologia digital de última geração do Google Cloud e os objetivos passam por maximizar a eficiência, tanto no consumo energético como nos restantes recursos, e consequentemente, melhorar o rendimento no funcionamento integral da refinaria.

Para tal, o Google Cloud disponibilizará à Repsol a sua potência de computação, experiência da equipa no projeto e a ferramenta de machine learning Cloud ML Engine, que utilizará o algoritmo de inteligência artificial TensorFlow.

Até ao momento, as máximas funções integradas aconteceram através da digitalização de uma planta industrial que incluía 30 variáveis, no entanto este projeto refere-se a uma refinaria que gere 400 variáveis e exige uma capacidade de computação e controlo inteligente de dados.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*