Contrinex
CR-15iA da FANUC

FANUC Ibérica: CR-15iA – potente e colaborativo

A FANUC continua a aumentar a sua gama de robots colaborativos e apresenta agora o modelo CR-15iA com uma capacidade de carga de 15 kg…

FANUC Ibérica S.L.U. – Sucursal em Portugal
Tel.: +351 220 998 822
[email protected] · www.fanuc.pt

A FANUC continua a aumentar a sua gama de robots colaborativos e apresenta agora o modelo CR-15iA com uma capacidade de carga de 15 kg. O quinto robot colaborativo FANUC vem preencher uma necessidade do mercado, o espaço entre os modelos mais pequenos: CR-4iA/CR-7iA e o modelo maior: CR-35iA. Este robot colaborativo foi desenhado para as mesmas aplicações industriais que o M-10iD, manuseamento e tarefas de embalamento, e por isso espera-se que as primeiras aplicações sejam nestas áreas, “no entanto, vemos também a sua utilização em aplicações de controlo de qualidade, uma área que ainda é fortemente caraterizada por atividades manuais que são agora fáceis de automatizar”, afirma a FANUC.

Para a série de robots colaborativos FANUC, a mecânica comprovada da gama foi combinada com um sensor muito sensível, resultando numa solução que é potente e segura.

A base do novo CR-15iA é o robot industrial M-10iD, a mecânica de ambos os robots é virtualmente idêntica, e este facto oferece várias vantagens para a FANUC e para os utilizadores: por um lado, o CR-15iA tem um inventário de peças sobressalentes simplificado. Por outro lado, os utilizadores irão experienciar o mesmo nível de fiabilidade da gama de robots industriais. Contudo, os limites dos eixos 2 e 3 do CR-15iA são diferentes dos limites do robot M-10iD, logo não existe risco de entalamento. Este modo de segurança é standard para o modo de funcionamento dos robots colaborativos, mas pode ser desligado através do software DCS (Dual Check Safety) se o robot for operado em modo totalmente automático. O sensor de segurança é calibrado de forma padrão, no entanto, de modo a que a colaboração humano-máquina seja segura, o sensor é ajustado após a conexão. O R-30iB Plus ou R-30iB Mate Plus podem ser utilizados como unidade de controlo. O Mate Cabinet é um potente controlador especialmente desenvolvido para robots pequenos da série M e para os robots LR Mate. Tal como acontece com todos os robots colaborativos FANUC, o sensor do CR-15iA localiza-se na base do robot. O facto de o robot assentar na base contribui para melhorar o espaço de trabalho, por exemplo aquando do carregamento de caixas empilhadas em altura em paletes. No plano horizontal, o CR-15iA tem um alcance de 1441 mm, e no plano vertical o robot atinge uma altura de 2413 mm. Pode ser montado na vertical, suspenso ou montado na parede.

Translate »