Contrinex
Projeto português RCar distinguido pelo MIT

Projeto português “RCar” distinguido pelo MIT

Dois alunos do mestrado em Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico (IST), Sara Freitas e Luís Rita, criaram uma aplicação que permite conduzir um carro por controlo remoto

Dois alunos do mestrado em Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico (IST), Sara Freitas e Luís Rita, criaram uma aplicação que permite conduzir um carro por controlo remoto através de uma ligação Bluetooth a um dispositivo móvel e controlar aspetos como a velocidade angular das rodas traseiras, o ângulo de rotação do servo frontal e ainda componentes de música, luzes e até um sistema de GPS.

A aplicação “RCar” foi distinguida com o prémio de “Inventor do Mês atribuído pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e encontra-se disponível gratuitamente para o sistema Android.

Paralelamente à aplicação, os alunos construíram um carro telecomandado com recurso a uma impressora 3D, que responde aos comandos da aplicação. O objetivo deste projeto é possibilitar que as pessoas possam construir o seu próprio carro low cost e, para tal, é disponibilizado no website do projeto um manual.

Translate »