Contrinex
controladores de temperatura da Omron Electronics

Omron Electronics Iberia: rapidez de instalação de controladores de temperatura

A Omron lançou os seus primeiros controladores de temperatura embutidos, a série de controladores E5ZN…

Omron Electronics Iberia, S.A. 
Tel.: +351 219 429 400
[email protected] · http://industrial.omron.pt

A Omron lançou os seus primeiros controladores de temperatura embutidos, a série de controladores E5ZN (2 ciclos com 22,5 mm de largura), em 2001. Seguiu-se a série de controladores EJ1N (4 ciclos com 31 mm de largura) em 2006, que permitiu melhores controlos de desempenho e economia de espaço. A última adição à série de controladores NX-TC é uma nova geração de dispositivos inteligentes concebidos para obter um controlo de temperatura adequado e automático sem intervenção humana. De facto, a partir de agora, todas as afinações, habitualmente feitas no terreno por técnicos especializados, serão automatizadas utilizando inteligência artificial.

Com os controladores de temperatura padrão pode demorar bastante a definir as configurações PID de arranque inicial. Pode ser ainda mais desafiante efetuar os ajustes ideais sem ter muitos anos de experiência nesta área. Foi por isso que a Omron desenvolveu a série de controladores NX-TC com “tecnologia de controlo adaptável”. Esta deteta automaticamente as mudanças no processo sob controlo e adapta o PID em conformidade. E assim o algoritmo PID fica perfeitamente afinado e o controlo da temperatura fica extremamente estável. Numa máquina de selagem convencional, os sensores de temperatura estão frequentemente localizados demasiado longe da superfície de selagem da barra de aquecimento, o que pode provocar uma diferença entre a temperatura da superfície de selagem e a temperatura de controlo real. A diferença de temperatura e as falhas de selagem ou de número resultantes aumentam à medida que a velocidade de embalagem aumenta e em correlação direta com materiais de embalagem mais finos.

A série de controladores NX-TC resolve este problema, utilizando a seguinte abordagem: os modelos de sensores de temperatura especiais com deteção mais rápida permitem que o sensor seja posicionado mais perto da superfície de selagem; os algoritmos integrados especialmente desenvolvidos, como o ajuste automático do filtro, ajudam a suprimir variações de temperatura, resultando numa melhor qualidade de selagem. Em máquinas de moldagem por extrusão refrigeradas a água aumentar a velocidade de produção provoca, muitas vezes, variações de temperatura devido a vários fatores como o composto do material de extrusão e a água de refrigeração. Para um operador humano isto significa realizar repetidamente ajustes na válvula para estabilizar a qualidade do produto, o que é bastante difícil de alcançar numa produção de velocidade elevada mantendo, simultaneamente, a qualidade. Mas isso acabou porque o controlador NX-TC tem uma função de ajuste da saída da refrigeração, com a água a manter as variações de temperatura a um mínimo e aumentar a capacidade de produção, mantendo a qualidade.

Translate »