CONTROLAR: GÖPEL electronic – novo sistema de testes 3D sem contacto (LaRS – Laser Rotation System)

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A GÖPEL electronic, com produtos comercializados em Portugal pela CONTROLAR, lançou um novo sistema para testes 3D ultrarrápidos e sem contacto de assentos de carro, de fácil integração nas linhas de produção. Não é novidade que os assentos para veículos de luxo estão sujeitos a rigorosos requisitos de qualidade. A GÖPEL electronic desenvolveu um novo sistema de teste a laser que regista e analisa o design da superfície dos assentos em segundos. A alta velocidade de teste é particularmente relevante para o uso em linhas de produção, normalmente com tempos de ciclo rigorosamente calculados. O LaRS (Laser Rotation System) pode ser integrado facilmente nas linhas de produção existentes.

Além dos recursos convencionais, como o aquecimento e a monitorização da ocupação dos assentos, os assentos de luxo estão equipados com outras funções dinâmicas. Enquanto aumentam a segurança e a sensação de segurança na condução, eles respondem também à procura de outras soluções de luxo. O apoio lombar, as funções de conforto e o ajuste do suporte lateral adaptado a situações de condução específicas alteram a forma dos assentos. Devido aos vários forros estofados, coberturas e tipos de procedimentos de instalação, a parte elétrica, por si só, é insuficiente para garantir a total funcionalidade dos assentos. Como resultado devem ser cumpridos vários requisitos adicionais de forma a garantir uma cobertura total das funções no teste de fim de linha. Esta é uma tarefa que o sistema de teste LaRS realiza de forma fidedigna.

A “UUT” (unidade sob teste) é verificada pela rotação vertical de um sensor colocado à frente do assento. Tendo em conta a rotação e a posição do assento, é utilizada uma nuvem de pontos 3D para determinar, com precisão, quaisquer deformações. São ainda registadas secções de perfil para avaliar, de forma opcional, a dinâmica da função a ser testada, como por exemplo a taxa de enchimento e a simetria dos flancos laterais. Informações relativas ao alinhamento e posicionamento do assento ou de componentes individuais também podem ser adicionadas, como um recurso opcional, ao espetro do teste. São necessários apenas 5 segundos para verificar completamente o assento. Em contraste, os sistemas usados anteriormente e baseados em sensores de laser, precisavam de vários minutos para realizar a mesma tarefa. Outro benefício é a quantidade relativamente pequena de espaço necessário para a execução do teste. Para além disto, este sistema é autónomo e não requer qualquer zona de proteção à volta do dispositivo. Na produção, o LaRS é operado usando a plataforma de teste eletrónico da GÖPEL, o OsCAR. A interação das opções de medição e sensor, aliada à comunicação com a unidade de controlo dos assentos, tornam o OsCAR com o LaRS num sistema de testes universal, ótico e elétrico.

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