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Como pilar fundamental da sua estratégia para 2025, a ŠKODA AUTO está a avançar rigorosamente com a digitalização do seu processo de fabrico. O fabricante de automóveis checo utiliza, atualmente, um robot de transporte de auto-aprendizagem totalmente autónomo da Omron na fábrica de componentes em Vrchlabí. Este robot reconhece obstáculos no seu trajeto ao longo da fábrica e incorpora outras informações sobre as áreas circundantes no planeamento do seu trajeto, contribuindo para melhorar ainda mais a segurança no trabalho, assim como a eficiência dos processos de transporte na fábrica.
Numa viagem, o robot de transporte móvel LD da Omron consegue transportar uma carga de até 130 kg e escolhe autonomamente o trajeto correto. Ao contrário dos sistemas e transporte automatizados convencionais não necessita de uma orientação de faixas, como circuitos de indução, tiras magnéticas ou refletores. Para aprender o trajeto, o veículo apenas necessita de ser guiado uma vez entre as estações, através de um tablet ou joystick, e capta sozinho o ambiente e as alterações às áreas circundantes e adapta o trajeto, caso seja necessário. A tecnologia de topo e sofisticada permite que o robot navegue pelo seu ambiente, utilizando sensores e leitores de laser, reconhece veículos, obstáculos estacionários e pessoas que se cruzem no seu caminho. O sistema de controlo calcula a velocidade de aproximação e deteta qualquer colisão iminente. Neste caso, o robot pára sozinho e toma uma medida evasiva. Ao contrário de outros sistemas utilizados na ŠKODA AUTO ajusta imediatamente o seu trajeto com base na informação da área circundante, sem necessidade de parar durante o processo. Se o robot totalmente autónomo detetar que vai deparar-se regularmente com obstáculos num ponto específico ao longo da viagem, muda o trajeto permanentemente. Caso necessário, o sistema de alimentação elétrica consegue deslocar-se para todos os pontos na fábrica de Vrchlabí, que abrange uma área de 16 000 m². O robot completa 120 viagens por dia e desloca-se um total de 35 km no seu trajeto entre o centro de medição mecânica e as máquinas de processamento. As fases de teste e piloto já foram concluídas e o robot está a ser utilizado regularmente na fábrica desde junho de 2018.
O aumento do volume de produção da ŠKODA AUTO significa uma capacidade de utilização mais alta para as fábricas e mais tráfego nas áreas de produção. O robot autónomo contribui para uma melhoria contínua da segurança no trabalho em Vrchlabí e ajuda a minimizar os riscos inerentes.
Na produção, a ŠKODA AUTO está a voltar-se sistematicamente para a tecnologia da Indústria 4.0, tal como os robots cooperantes. São utilizados na produção de caixas de velocidades de engrenagem direta na fábrica de Vrchlabí e ajudam os funcionários com uma das tarefas mais sensíveis na produção de transmissões – inserir o pistão do atuador da engrenagem. Um robot de processamento fornece ainda peças a uma dúzia de máquinas e volta para o armazém com os recipientes vazios. O sistema abrangente de IT de “fábrica transparente” também faz parte das operações. A ŠKODA AUTO definiu a digitalização de produtos e procedimentos como um dos pilares da sua estratégia para 2025. Outas áreas fundamentais de atividade incluem a eletrificação da gama de modelos ŠKODA, a conquista de novos mercados e a expansão da marca em novas áreas de negócios relacionadas com o fabrico tradicional de automóveis, através da adição de vários serviços de mobilidade.
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