Contrinex
Schaeffler compra tecnologia drive-by-wire
Sem categoria

Schaeffler compra tecnologia ‘drive-by-wire’

O Grupo Schaeffler, com a Roland Arnold e a Paravan GmbH, estabeleceu um acordo para a formação de uma joint-venture…

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Tel.: +351 225 320 800 · Fax: +351 225 320 860
[email protected] · www.schaeffler.pt

O Grupo Schaeffler, com a Roland Arnold e a Paravan GmbH, estabeleceu um acordo para a formação de uma joint-venture que foi assinado a 06 de agosto de 2018, mas a transação ainda está a aguardar aprovação regulamentar pelo Departamento Federal em defesa da concorrência da Alemanha. As partes acordaram em não divulgar os detalhes financeiros do acordo. O objeto da joint-venture, que se denominará Schaeffler Paravan Technologie GmbH & Co. KG, consiste no desenvolvimento subsequente da tecnologia ‘drive-by-wire’ SPACE DRIVE da Paravan e no desenvolvimento e comercialização de sistemas de mobilidade. Como parte da transação, a joint-venture irá adquirir a tecnologia SPACE DRIVE da Paravan. A Schaeffler Technologies AG & Co. KG terá uma participação de 90% na nova empresa. A SPACE DRIVE foi desenvolvida inicialmente pela Paravan GmbH para ajudar os condutores com incapacidades físicas através da substituição dos incómodos sistemas mecânicos de direção dos veículos por sistemas totalmente eletrónicos e fiáveis a 100%.

Além do acelerador eletrónico e da ativação do travão, o SPACE DRIVE inclui a funcionalidade ‘steer-by-wire’ (direção por cabo) que permite a direção segura e fiável de veículos por meios exclusivamente eletrónicos, eliminando a necessidade do volante, a coluna de direção e as ligações mecânicas associadas. O ‘steer-by-wire’ é uma tecnologia fundamental para veículos de condução autónoma, cujo requisito fundamental é uma direção segura e muito fiável. Mesmo nos veículos de condução autónoma a tempo parcial com volante, o espaço economizado com a eliminação da coluna de direção abre possibilidades novas para o design do veículo e do seu compartimento interior. O SPACE DRIVE conta com tripla redundância e é atualmente a única solução no mundo de ‘drive-by-wire’ integrada fabricada segundo os mais altos requisitos de qualidade e segurança, incluindo a norma de segurança funcional ISO 26262. ASIL D. Por isso é um sistema homologado para utilização em estrada em diversos países, contando com potencial para a viabilidade técnica e comercial da produção em série de grandes volumes de automóveis. O SPACE DRIVE tem o recorde irrepreensível de mais de 500 milhões de quilómetros de condução sem acidentes.

Segundo o referido acordo, o Grupo Schaeffler contribuirá para a joint-venture com a sua tecnologia Schaeffler Mover, que desempenhará um papel fundamental. O Schaeffler Mover é um modelo para um chassis rolante pequeno e muito versátil, totalmente elétrico e que pode combinar com diferentes versões de carroçaria para suportar uma ampla gama de aplicações de mobilidade e transporte urbano. A Schaeffler apresentou o modelo Mover pela primeira vez ao público em geral na Assembleia Geral Anual de 2018.

Translate »