Contrinex
Traçagem e Cálculo Aplicado na Indústria Metalomecânica de António Pinho

“Traçagem e Cálculo Aplicado na Indústria Metalomecânica” de António Pinho

“Traçagem e Cálculo Aplicado na Indústria Metalomecânica” é uma obra com forte conteúdo técnico…

“Traçagem e Cálculo Aplicado na Indústria Metalomecânica” é uma obra com forte conteúdo técnico, com uma abordagem abrangente para aprofundar o conhecimento das operações gerais da metalomecânica. Oferece ainda recursos que aumentam o conhecimento no domínio dos conceitos, como a apresentação de exercícios práticos de aplicação direta aos casos reais do dia-a-dia da indústria, indo ao encontro das necessidades do setor empresarial metalúrgico e metalomecânico. São abordados os seguintes temas: a traçagem e os seus instrumentos, técnicas operacionais de traçagem, planificações e desenvolvimentos, noções de trigonometria, cálculo de áreas, volumes e massas e quinagem de chapa plana.

Esta obra é profusamente ilustrada e exemplifica os principais conceitos e estratégias de traçagem, permitindo ao leitor uma aprendizagem autónoma das principais operações ligadas à metalomecânica. Trata-se de um manual que serve os referenciais de formação dos cursos de educação e de formação profissional na área da fabricação mecânica e metálica, nomeadamente os do CENFIM e de outras Escolas Profissionais, sendo também adequado para os cursos superiores na área de Engenharia Mecânica.

António Pinto, o autor, é especialista na área das construções mecânicas, metálicas e manutenção industrial. Coordenador dos cursos de aprendizagem e formação profissional para quadros técnicos das Empresas Metalúrgicas e Eletromecânicas no CENFIM – Lisboa. Gestor de Formação; Diretor do Curso de Energias Renováveis; Subcoordenador do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais; e Professor do grupo 530 – Mecanotecnia, na Casa Pia de Lisboa; Coordenador da Área de Conceção, Desenvolvimento Curricular e Inovação no CENFIM.

Translate »