Contrinex
10 melhores filmes de robots e Inteligência Artificial

10 melhores filmes de robots e Inteligência Artificial

O cinema está repleto de filmes com robots e Inteligência Artificial (IA), desde histórias mais românticas, enredos de guerras e futuros trágicos, até às mais próximas da realidade, com seres parecidos com os humanos. São produções de diferentes géneros como drama, ação, terror, comédia e animações que trazem robots de diferentes estilos. Selecionamos os melhores 10 filmes com robots que marcaram a história do cinema em todo o mundo. Venha conhecê-los connosco:

1. Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança (1977)

É um filme épico dirigido por George Lucas, e foi um verdadeiro sucesso de bilheteira. Conta a história de um jovem fazendeiro Luke Skywalker (Mark Hamill) que se envolve numa guerra civil entre o tirano Império Galáctico e a Aliança Rebelde ao lado do contrabandista Han Solo (Harrison Ford). Ele adquire dois robots, um dos quais contém na memória um projeto secreto do Império roubado pelos rebeldes e inserido no robot pela sua líder, Princesa Leia (Carrie Fischer) e com isso espera destruir o regime ditatorial e salvar a galáxia. Luke Skywalker une forças com um cavaleiro Jedi, um piloto arrogante, um Wookiee e dois androides para salvar a galáxia da estação de batalha destruidora do Império, enquanto tenta resgatar a Princesa Leia do misterioso Darth Vader.

2. Wall-E (2008)

Não podemos falar de filmes de robots sem citar o pequeno e carismático robot da Pixar que junta a animação infantil num enredo que questiona e critica a forma como a humanidade lida com o Planeta. O filme foi dirigido por Andrew Stanton que venceu o Óscar de Melhor Filme de Animação.

imagem do filme Wall-E

Este filme conta que depois de entulhar e poluir a Terra com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver numa gigantesca nave. Os robots foram deixados na Terra a limpar o lixo e o Wall-E é um dos últimos robots que tem como missão compactar o lixo existente no planeta para que os humanos possam voltar à Terra. A sua vida muda quando uma nave surge com Eva, um novo e moderno robot, que chega à Terra em busca de um objeto valioso e raro no planeta, uma planta.

Este tema já foi abordado em artigos publicados na revista “robótica”. Tenha acesso a todos artigos de forma gratuita, para tal só tem que efetuar a Assinatura Digital e terá acesso a todas as edições.

3. Ex_Machina: Instinto Artificial (2014)

Este é um filme de ficção científica e drama, escrito e dirigido por Alex Garland e foi a sua estreia como diretor. Venceu o Óscar de Melhores Efeitos Visuais e foi indicado para o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2016.

Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso CEO da sua empresa. Depois da sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar num teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robot com inteligência artificial, sofisticada e sedutora. A forma como Ava se comporta complica a situação ao ponto de Caleb não saber em quem confiar.

4. Eu, Robot (2004)

Filme de ação, suspense e ficção científica que foi dirigido por Alex Proyas e escrito com base em vários contos do livro homónimo de Isaac Asimov.

imagem do filme Eu, Robot

A história decorre no ano de 2035 com os robots a assumirem as tarefas da vida quotidiana, desde as domésticas até às administrativas, e que estão programados para nunca fazerem o mal aos humanos. Mas o Detetive Del Spooner desconfia de um robot rebelde depois de ter ocorrido uma morte suspeita. Este filme levanta a questão da consciência dos robots e de haver a possibilidade de reprogramarem o sistema para se revelarem contra os humanos.

5. O Homem Bicentenário (1999)

Este filme é uma comédia dramática de ficção científica e fantasia, dirigida por Chris Columbus e que conta com a participação de Robin Williams. O filme baseia-se num conto de Isaac Asimov e Robert Silverberg, The Bicentennial Man and Other Stories, que mostra a trajetória de um robot em busca da liberdade.

A história passa-se em 2005 com uma família que compra um robot para executar as suas tarefas domésticas. Mas este robot começa a revelar sinais de inteligência e personalidade próprias e chega a ter consciência de si mesmo, e por isso passa a querer ocupar o seu espaço e a ser tratado como um ser humano.

6. Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)

Filme de ficção científica dirigido por Ridley Scott e que conta com a participação de Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young e Edward James Olmos. Tem como base o livro de Philip K. Dick, Do Androids Dreams of Electric Sheep?.

No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robot que é mais forte e ágil do que o ser humano, e são utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robots mais evoluídos provoca um motim, numa colónia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policias de um esquadrão de elite, Blade Runner, têm ordem para atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. E em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é chamado para os caçar.

7. Operação Big Hero (2014)

Filme de animação produzida pela Walt Disney Animation Studios, dirigido por Don Hall e Chris Williams. Recebeu sete indicações para os Óscares e conquistou o prémio de Melhor Longa Metragem de Animação.

A história passa-se na cidade de San Fransokyo, Estados Unidos. Hiro Hamada (voz de Ryan Potter) é um garoto prodígio que, aos 13 anos, criou um poderoso robot para participar em lutas clandestinas, para ganhar dinheiro. O seu irmão, Tadashi (voz de Daniel Henney), deseja atraí-lo para algo mais útil e resolve levá-lo até ao laboratório onde trabalha. Hiro conhece os amigos de Tadashi e deseja estudar ali mas para isso ele necessita de apresentar uma grande invenção que convença o Professor Callahan (James Cromwell). As coisas não saem como ele imaginava e Hiro, deprimido, encontra auxílio inesperado através do robot Baymax (voz Scott Adsit), criado pelo irmão e que foi pensado para ser um agente de saúde.

8. Metrópolis (1927)

Mítico filme alemão mudo foi dirigido pelo cineasta austríaco Fritz Lang, e é considerado o primeiro filme de ficção científica. Interpretado por Alfred Abel, Gustav Fröhlich, Brigitte Helm e Rudolf Klein-Rogge, Metropolis foi escrito por Fritz Lang e Thea von Harbou, adaptando um livro desta última, mulher do realizador. Este filme inspirou a criação dos robots do Star Wars.

imagem do filme Metrópolis

A história conta que um cientista cria uma versão robótica da sua falecida amada, e como fica impressionado com a sua criação, ele transforma a “mulher-robot” numa versão falsa da líder revolucionária protagonista da trama. Isto faz com que se inicie uma gigantesca revolta numa cidade futurista e distópica.

9. 2001: A Space Odyssey (1968)

Filme de ficção científica, produzido e dirigido por Stanley Kubrick, co-escrito por Kubrick e Arthur C. Clarke baseado no conto, The Sentinel, de Arthur C. Clarke. O filme também é memorável pela sua trilha sonora resultado da associção entre o movimento de satélites e os dançarinos de valsas (valsa Danúbio Azul de Johann Strauss II, e Also Sprach Zarathustra e Richard Strauss).

Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização que interferem no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipa de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controlo da nave, eliminando um a um os tripulantes.

10. The Matrix (1999)

Filme de ficção científica e ação, dirigido e escrito por Lilly e Lana Wachowski.

A história conta que num futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora num cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos onde está conetado por cabos e contra a sua vontade, num enorme sistema de computadores do futuro. Acorda a gritar no exato momento em que os elétrodos estão a penetrar no seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Através de um encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, tal como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

Outros artigos relacionados