Contrinex
Mecatrónica

Mecatrónica

O dossier “Mecatrónica” é composto

Os desafios que, atualmente, se colocam à indústria são a forma de se demostrar a necessidade de uma formação abrangente e complementar de conhecimentos muito mais latos do que aqueles que são ministrados nas formações dita de tradicionais.

A 4.ª revolução industrial, Indústria 4.0, é hoje o exemplo da complexidade e da integração das diversas valências que os processos industriais podem conter. As barreiras do conhecimento esvanecem-se com a necessidade da multifuncionalidade e da polivalência técnica onde os engenheiros não mais se cingirão ao desenho técnico, aos materiais e processos de fabrico, aos sistemas de controlo, à informática ou às redes de comunicação. Estes terão, por força das circunstâncias, de entrar em áreas que se encontram para lá dos sistemas mecânicos, do controlo e da informática onde as interações – quer sejam entre equipamentos, comunicação entre máquinas (M2M – Machine to Machine) quer com o ser humano (HMI – Human Machine Interaction) ou através do trabalho partilhado, lado a lado com os robots, robots colaborativos – são, hoje em dia, uma realidade.

Para responder a todas estas solicitações o engenheiro, o técnico ou mesmo o operador tem que ter um espírito mais aberto e ser capaz de absorver conhecimentos que ultrapassam a sua competência técnica, adquirindo novas competências e novos modos de agir. A mecatrónica será então a essência desta combinação de saberes em que o técnico será capaz de opinar sobre o projeto, o controlo de sistemas, o desenvolvimento de software, a lubrificação ou mesmo sobre a manutenção. As barreiras mentais são quebradas e a integração dos sistemas físico, mecânicos, eletrónicos, informáticos e de comunicação passam a ser unos em que o saber torna-se cada vez mais global e, de alguma forma, partilhado.

Adriano A. Santos

O dossier “Mecatrónica” é composto pelos seguintes artigos:

  • Controlo vetorial e escalar para motores de indução trifásicos
    • Alexandre Baratella Lugli, Fábio Martins Araújo, Giovanni Henrique F.Floriano, João Paulo da Silva, Joao Paulo Henriques, Romulo Mota Volpato, e Yvo Marcelo Chiaradia Masselli
  • O futuro digital dos sistemas e packaging já chegou para melhorar a eficiência

Para ler o dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº112. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

dossier

Outros artigos relacionados

Translate »