Contrinex
Rolamento VarioSense da Schaeffler vence o prémio Best of Industry

Rolamento VarioSense da Schaeffler vence o prémio Best of Industry

No começo de junho, o rolamento com sensores VarioSense da Schaeffler foi designado “O melhor dos melhores”…

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Tel.: +351 225 320 800 · Fax: +351 225 320 860
[email protected] · www.schaeffler.pt

No começo de junho, o rolamento com sensores VarioSense da Schaeffler foi designado “O melhor dos melhores” na categoria de tecnologia de acionamento do prémio Best of Industry, concedido pela revista industrial alemã “MM Maschinenmarkt”. “Estamos especialmente orgulhosos por receber este prémio, já que ele é votado em parte pelos leitores da revista e, portanto, representa um reconhecimento extraordinário para os engenheiros de design e para os técnicos de desenvolvimento. Definimos a Indústria 4.0 como uma oportunidade de futuro no âmbito do nosso programa orientado para o futuro ‘Agenda 4 plus One’, e começámos a desenvolver este rolamento de sensores altamente integrado numa primeira etapa, utilizando o rolamento padrão como base. Graças a isso, agora podemos responder com flexibilidade aos requisitos dos clientes abrangendo uma vasta gama de aplicações”, explica com entusiasmo Peter Schuster, Vice-Presidente de Investigação e Desenvolvimento da área estratégica de negócios Indústria 4.0.

Para este prémio, só foram nomeadas empresas que já haviam sido distinguidas, ou nomeadas anteriormente, para um prémio da indústria ou empresas cuja inovação havia gerado um elevado nível de interesse entre os leitores do portal em linha da revista. O processo de seleção dos vencedores combinou uma avaliação feita por um júri especializado independente, composto por jornalistas da revista “MM Maschinenmarkt” e especialistas da indústria e da investigação, com um inquérito em linha onde 12 mil leitores tiveram a oportunidade de votar.

Os rolamentos VarioSense da Schaeffler fornecem, simultaneamente, múltiplos sinais de sensores para monitorizar máquinas e processos numa unidade compacta, tornando possíveis as soluções da Indústria 4.0. Podem ser dispostos até 5 elementos sensores num suporte em forma de anel que tem uma altura padronizada de sete milímetros. Estes registam diversos valores físicos da máquina, que mais tarde podem ser utilizados para controlar acionamentos, monitorizar processos ou calcular o tempo de vida útil remanescente. Atualmente, a versão com base num rolamento rígido de esferas padrão, apresentada em 2017, encontra-se em fase de ensaio em diversos clientes e os rolamentos de rolos cilíndricos e cónicos VarioSense estão em fase de desenvolvimento. Como parte do programa orientado para o futuro “Agenda 4 plus One”, a Schaeffler está a posicionar-se como um fornecedor Premium de produtos mecatrónicos inovadores e serviços inteligentes. Na conceção de componentes digitalizados, os rolamentos representam geralmente um “ponto de medição” ideal para registar as cargas de funcionamento, os parâmetros dos processos ou o estado das máquinas: a integração de sensores, atuadores, controladores e software possibilitará a implementação de funções inovadoras e modelos de negócio que permitirão aumentar a disponibilidade das máquinas e equipamentos, e otimizar os processos.

Translate »