Contrinex
Metrologia dimensional na indústria metalomecânica

“Metrologia dimensional na indústria metalomecânica” de Nuno Boavida

A metrologia é a ciência das medidas e está presente na história da evolução do homem desde os tempos primitivos. Atualmente esta ciência encontra-se intimamente ligada à indústria na medição das peças fabricadas para garantir a qualidade dos produtos produzidos e a satisfação dos clientes. Este livro, amplamente ilustrado e de leitura fácil, tem como temas os conceitos de metrologia fundamentais para todos os que estão ligados aos processos produtivos de uma empresa de metalomecânica, abordando diversos aspetos teóricos e práticos, com destaque para a utilização e leitura dos instrumentos de medida e de verificação mais utilizados na indústria metalomecânica.

Trata-se de um manual que serve os referenciais dos cursos de educação e de formação profissional na área da fabricação mecânica e metálica, nomeadamente os do CENFIM e de outras Escolas Profissionais, sendo também adequado para os cursos superiores na área de Engenharia Mecânica. São abordados, entre outros, os seguintes temas: medidas (conversão entre milímetros e polegadas), instrumentos de medida (régua graduada, paquímetro, micrómetro, comparador, suta universal, bloco padrão, mesa e régua de seno), toleranciamento dimensional e geométrico, medição por coordenadas e normalização.

Nuno Boavida, o autor da obra, é licenciado em Engenharia dos Materiais pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Formador com vários anos de experiência nos domínios de desenho técnico, desenho de moldes, metrologia dimensional, tecnologia dos materiais e modelação 3D. Exerce, atualmente, funções no Departamento de Formação do CENFIM, na área da Conceção e Desenvolvimento Curricular.

Translate »