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UMinho recebe evento de robótica educacional

UMinho recebe evento de robótica educacional

Robo Party
www.roboparty.org
www.facebook.com/roboparty

A Universidade do Minho e a sua spin-off botnroll.com organizam, de 7 a 9 de março, a RoboParty com 500 participantes vindos de todo o país. A iniciativa decorre no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães, e tem entrada livre. Este é considerado o maior evento de robótica educacional do mundo, ensinando a criar robots móveis autónomos, de forma simples e animada. Já houveram 12 edições em Guimarães, duas em Lisboa e uma no Brasil, na Alemanha e no Canadá, sendo a próxima na Dinamarca em setembro.

A Universidade do Minho e a sua spin-off botnroll.com organizam, de 7 a 9 de março, a RoboParty com 500 participantes vindos de todo o país. A iniciativa decorre no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães, e tem entrada livre. Este é considerado o maior evento de robótica educacional do mundo, ensinando a criar robots móveis autónomos, de forma simples e animada. Já houveram 12 edições em Guimarães, duas em Lisboa e uma no Brasil, na Alemanha e no Canadá, sendo a próxima na Dinamarca em setembro.

A sessão de abertura decorre na quinta-feira, pelas 10h00, com a presença do reitor Rui Vieira de Castro, do Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, do Presidente da Escola de Engenharia da UMinho, João Monteiro, e do coordenador do evento, Fernando Ribeiro. Os participantes da RoboParty têm entre 8 e 74 anos, sendo boa parte da faixa etária dos 15-18 anos, mas uma equipa da Universidade Sénior D. Sancho I (Almada) tem o elemento mais novo com 67 anos. No início do evento, as 113 equipas (cada uma tem 4 elementos) recebem um kit em peças do robot “Bot’n Roll One A”. Segue-se a formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com um apoio permanente de 110 estudantes do curso de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores da UMinho. Na sexta-feira e no sábado, os participantes testam os seus robots em 3 provas: obstáculos, corrida e dança, sendo este último no sábado, às 14h30, e que pela sua espetacularidade atrai muito público. No final, os participantes levam os robots consigo.

Ao longo dos três dias non-stop (os jovens trazem saco-cama), há múltiplas atividades lúdicas e desportivas paralelas, como apresentação de gadgets, atuações de DJ e de tunas, torneios de xadrez, de ténis de mesa e de lançamentos de basquetebol, jogos tradicionais, performances de kickboxing, circuito de estafetas e espaço wireless. As novidades são as demonstrações de drones e de robots móveis e autónomos, formações acreditadas para os professores acompanhantes, áreas de visão por computador, montagem de robots e inteligência artificial. As anteriores edições totalizaram 5500 entusiastas com vontade de se divertirem a aprenderem tecnologias.

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