FANUC Ibérica S.L.U.: Robots M-20iD/25 e ARC Mate 120iD – longo alcance e alta produtividade

FANUC Ibérica S.L.U. – Sucursal em Portugal
Tel.: +351 220 998 822
info@fanuc.pt · www.fanuc.pt

A FANUC aumentou a sua extensa gama de modelos com dois novos robots – o robot de processamento industrial M-20iD/25 e a versão de soldadura ARC Mate 120iD – que se destacam por uma maior velocidade de eixos e por uma maior área de trabalho em comparação com os seus antecessores. Estes dois novos robots são controlados pelo controlador R-30iB Plus. Estes dois novos modelos têm uma capacidade de carga máxima de 25 kg e um alcance de 1,831 mm. O robot chega agora mais perto da própria base, aumentando assim o alcance das operações ativas para 1,535 mm. Os robots M-20iD/25 e ARC Mate 120iD incluem uma nova unidade de tração que contribui para um aumento significativo da velocidade dos eixos. A repetibilidade foi aperfeiçoada para até ± 0,02 mm.

Claude Seiler, Diretor Europeu de Suporte Técnico de Robótica da FANUC Europe afirma que “graças às alterações e à otimização do design, os novos robots têm um desempenho de movimento significativamente maior.” O aumento do desempenho e a fiabilidade extremamente elevada levam à eficácia e à rentabilidade. Devido às suas caraterísticas, o M-20iD/25 é ideal para tarefas de processamento industrial, carga e descarga de máquinas e/ou para manuseamento de peças. Devido à proteção padrão IP67 nos eixos do braço e do punho, é uma solução para aplicações em condições ambientais adversas, tais como lixar e rebarbar. O novo robot de soldadura ARC Mate 120iD, tal como o modelo mais pequeno da gama, o ARC Mate 100iD, tem um design melhorado com uma passagem otimizada para cabos e linhas de comunicação. “Graças à sua dinâmica acima da média e à fácil integração de equipamento de soldadura, o novo ARC Mate 120iD garante aumentos impressionantes da produtividade, bem como um reduzido esforço de montagem e custos operacionais mais baixos (TCO)”, refere Claude Seiler.

Tendo em conta que o robot consegue agora trabalhar mais próximo da sua base, isto dá aos utilizadores mais 187 mm de área de trabalho para as suas aplicações. No ARC Mate 120iD os eixos dos pulsos também passaram a ter proteção IP67. Este robot está bem protegido contra salpicos ou poeiras e é a solução indicada para aplicações de soldadura ou de corte. O M-20iD/25 e o ARC Mate 120iD incluem o novo controlador R-30iB Plus como controlador standard, com todas as novas funcionalidades: mais capacidade de memória, CPU mais rápida e o novo iPendant. Até os primeiros novos robots serem entregues, os modelos digitais do M-20iD/25 e do ARC Mate 120iD serão integrados no software de programação offline da FANUC, o ROBOGUIDE que fornece aos integradores, planeadores e utilizadores uma ferramenta poderosa que permite criar células e sistemas, bem como programá-los offline.