Siemens Portugal investe mais 20 milhões de euros em digitalização até 2020

Siemens, S.A.
Tel.: +351 214 178 000 · Fax: +351 214 178 044
www.siemens.pt

A Siemens Portugal vai investir mais 20 milhões de euros em digitalização, durante os próximos dois anos. O anúncio foi feito por Pedro Pires de Miranda, Presidente Executivo da Siemens Portugal, durante a Web Summit, na presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. Em junho de 2018, a empresa tinha anunciado um investimento de 5 milhões de euros para impulsionar esta área em Portugal, dedicando um total de 25 milhões de euros à digitalização do país. Um quarto deste reforço de investimento será direcionado para a renovação e modernização integral de um edifício, para dar resposta aos novos conceitos de trabalho, apostando em espaços de co-criação e ideação, enquanto os restantes 15 milhões de euros serão aplicados na criação de 400 novos postos de trabalho na área das TI até 2020. Esta aposta visa fazer face à expansão do Lisbon Tech Hub, um centro de competências internacional de TI que a empresa tem localizado em Portugal.

O Lisbon Tech Hub é um centro de competências onde já trabalham 600 pessoas com um foco especial nas áreas da cibersegurança, inteligência artificial e robótica. Com os cerca de 25 mil engenheiros de software que integram a equipa global da Siemens, exploram todo o potencial da digitalização e criam um impacto positivo na sociedade – em todas as áreas de intervenção da empresa, da indústria à energia, passando pelas infraestruturas e os transportes. As áreas para as quais a empresa vai ter mais posições em aberto serão Cloud Backend Developer – AWS; Mobile Developer (iOS/Android); Project Manager – Cyber Security Penetration Testing; Cyber Security – Cloud Security Specialist; e Big Data – IoT/Analytics Architect. Não obstante este reforço, a equipa Siemens tem estado em constante crescimento, tendo atualmente 56 processos de recrutamento em curso para o Lisbon Tech Hub para um total de 81 vagas abertas (disponíveis em siemens.pt/lxtechhub).

A Siemens AG decidiu também localizar uma nova unidade de investigação e desenvolvimento em Portugal. Esta equipa, que integra o Corporate Technology, o departamento central de investigação e desenvolvimento da Siemens AG, vai trabalhar, numa primeira fase, num projeto de armazenamento de energia para o mercado residencial. Para garantir que se mantém uma empresa atrativa e um local de eleição para se trabalhar, a Siemens tem lançado uma série de iniciativas que visam o bem-estar dos seus colaboradores, bem como contribuir para a produtividade e motivação das suas pessoas, tais como: a possibilidade de trabalharem remotamente (home office ou trabalho a partir das instalações de Corroios), horários flexíveis, autocarros de ligações contínuas ao centro de Lisboa, cantinas gratuitas, ginásio e postos médicos nas instalações e espaços de trabalho flexíveis, com zonas para reuniões informais, zonas zen, Phone Boxes, entre outras.