ABB e Rolls-Royce anunciam cooperação global em microrredes

ABB, S.A.
Tel.: +351 214 256 000 · Fax: +351 214 256 247
comunicacao-corporativa@pt.abb.com · www.abb.pt

A ABB e a Rolls-Royce anunciaram uma colaboração global em tecnologia avançada de automação e microrredes, oferecendo uma solução inovadora de baixo consumo para empresas de serviços públicos, comercio e indústria.

Uma microrrede é uma rede de energia de pequena escala que combina energia a partir de fontes de energia distribuída, como cogerações e centrais de produção elétrica, geradores a diesel e a gás, e fontes renováveis com baterias. A microrrede oferece um controlo geral para coordenar esses recursos, respondendo às necessidades energéticas dos setores industrial, residencial ou de consumo. As soluções de microrrede favorecem as empresas de serviços públicos, indústrias e comércio que procuram uma fonte de alimentação fiável, bem como uma redução de custos e emissões de carbono. A microrrede facilita uma fonte de alimentação sólida, mesmo quando há uma forte presença de fontes intermitentes de energias renováveis, como o vento e a energia solar. Os sistemas de automação e controlo digital coordenam, de forma inteligente, as cargas e os recursos energéticos distribuídos para que a microrrede opere efetivamente.

A ABB Ability™ e-mesh™ pode garantir uma rede de energia estável, mesmo com uma alta penetração de energias renováveis de várias fontes, que funciona com motores a gás ou diesel já instalados. A ABB tem um grande número de instalações de microrredes a nível internacional e, com a Rolls-Royce Power Systems, promovem ainda mais o crescente interesse em soluções de microrredes no mundo. A solução ABB Ability™ e-mesh™ fornece aos proprietários de ativos de distribuição de energia uma visão unificada e verticalmente integrada dos seus recursos energéticos e geração de eletricidade renovável, com uma rápida implantação e redução dos custos operacionais. As operações na cloud, a otimização de gabinetes e frotas, previsões meteorológicas e de carga e algoritmos de aprendizagem automáticos fornecem informações ilimitadas para tomar decisões.