Endress+Hauser: uma aliança para o IIoT

Endress+Hauser Portugal, S.A.
Tel.: +351 214 253 070 · Fax: +351 214 253 079
info.pt.sc@endress.com· www.endress.com

Na Hannover Messe 2019, sete fornecedores de referência de engenharia mecânica, automação industrial e software anunciaram a fundação da Open Industry 4.0 Alliance. Com esta cooperação, as empresas querem superar soluções proprietárias e dar um impulso decisivo à transformação digital da indústria europeia.

Os membros fundadores são a Beckoff, a Endress+Hauser, a Hilscher, a ifm, a KUKA, a Multivac e a SAP, mas a aliança está aberta a todas as empresas. A Baluff, a Gebhardt, a Pepperl+Fuchs, a Schmidtsche Schack, a Samson e a WIKA já aderiram ao grupo como membros. Todas as empresas estão comprometidas mutuamente com a criação de um ecossistema aberto e standard para o funcionamento das fábricas automatizadas e instalações de processos com a integração da logística e serviços. “A arquitetura aberta da Open Industry 4.0 Alliance responde a todos os requisitos da indústria de processos”, enfatizou Matthias Altendorf, CEO do Grupo Endress+Hauser. “Com base em standards asseguramos a transparência em todos os processos de negócio e garantimos a integridade dos sistemas, o que permite que os operadores das instalações de processo aproveitem o potencial da digitalização.”

Os membros da aliança estão a preparar um denominado Open Industry 4.0 Framework, com base em standards existentes como I/O Link, OPC UA e RAMI para toda a rota, desde os objetos no trabalho até aos serviços. Os clientes podem escolher entre um sistema modular de componentes de solução e os serviço compatíveis e escalonáveis, como os serviços digitais do ecossistema Netilion IIoT da Endress+Hauser. A ligação com o portefólio de software da SAP garante a integração dos processos de negócio de uma empresa, bem como a colaboração com os parceiros externos à mesma. A arquitetura aberta permite a ligação simples de outros cenários.