Contrinex
Investigadores da FCTUC desenvolvem software

Investigadores da FCTUC desenvolvem software para nova geração de robots colaborativos

Um novo software, o primeiro de interface em MATLAB, para robots colaborativos KUKA…

Um novo software, o primeiro de interface em MATLAB, para robots colaborativos KUKA (uma referência mundial na robótica), desenvolvido no Laboratório de Robótica Colaborativa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), já está a ser utilizado em grandes empresas, como é o caso do Grupo BMW, na Alemanha, e em várias universidades de todo o mundo.

O Kuka Sunrise Toolbox, assim batizado pelos autores, é um software de licença livre e possui mais de 100 funcionalidades, permitindo, por exemplo, o controlo dos movimentos do robot e um guiamento manual de precisão. Funcionalidades de matemática e algoritmos avançados estão também disponíveis, nomeadamente para utilização em trabalhos de investigação.

Mohammad Safeea, o principal investigador deste projeto, cujos resultados foram publicados na IEEE Robotics & Automation Magazine, revista de referência internacional em robótica, explica que “este software permite que um utilizador com conhecimentos básicos em robótica possa, em poucas horas, estar a operar um robot, não sendo necessário conhecimentos avançados e grandes tempos de adaptação ao equipamento. É bom saber que este trabalho de mais de 2 anos está a criar um impacto positivo na sociedade.” Pedro Neto, responsável pelo Laboratório de Robótica Colaborativa da FCTUC, salienta que “pretendemos que os robots estejam acessíveis a qualquer pessoa, por isso este software é um contributo nesse sentido. Este é um ponto-chave considerando que os robots colaborativos trabalham, lado a lado, com os humanos, por exemplo em fábricas ou hospitais, e onde a interação com o equipamento é constante e contínua ao longo do dia.”

Translate »