Contrinex
Robótica do INESC TEC na NATO

Robótica do INESC TEC participa em exercício da NATO

O INESC TEC participou, de 11 a 27 de setembro, num dos maiores exercícios de experimentação de…

INESC TEC
Tel.: +351 222 094 000 · Fax: +351 222 094 050
[email protected] · www.inesctec.pt

O INESC TEC participou, de 11 a 27 de setembro, num dos maiores exercícios de experimentação de sistemas marítimos não tripulados da Europa, o Recognized Environmental Picture (REP), que decorreu em Portugal (Tróia e Sesimbra). Este exercício foi realizado no âmbito da iniciativa Maritime Unmanned Systems (MUS) da NATO, recebendo assim a designação REP(MUS).

O Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC marcou presença com 2 tecnologias: o TURTLE e o MARES. O TURTLE (robotic autonomous lander) é uma plataforma com uma vasta gama de sensores para observação do meio aquático, permanecendo no fundo oceânico por largos períodos de tempo, podendo recolocar-se de forma autónoma, bem como regressar à superfície para operações de manutenção. Realizou operações de presença continuada para uma vigilância subaquática. O MARES (autonomous underwater vehicle) é um veículo robótico modular que se desloca no oceano com diferentes sensores para recolha de dados, podendo também imobilizar-se na coluna de água. Durante este exercício realizou inspeção de áreas com a sonda no âmbito de operações da luta anti-minas. Esta participação surge no âmbito do protocolo de colaboração assinado entre o INESC TEC e a Marinha Portuguesa, que enquadra e reforça a participação conjunta em projetos, incluindo nos quadros da Agência Europeia de Defesa e da NATO.

É o 10.º ano consecutivo que Portugal recebe esta iniciativa, onde participaram cerca de 850 elementos de 10 países. A equipa do INESC TEC incluiu Bruno Ferreira, Nuno Abreu, Jorge Barbosa, Nuno Dias, António Ferreira, Pedro Rocha, Luís Lima, Alfredo Martins, Carlos Almeida, José Miguel Almeida e Hugo Ferreira. O evento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Mendes Calado, do Comandante Naval, Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo e de várias entidades nacionais e internacionais.

Translate »