Investigador do Porto é dos mais citados a nível mundial

José Tenreiro Machado do Instituto Superior do Politécnico do Porto e antigo Diretor da revista “robótica”…

José Tenreiro Machado do Instituto Superior do Politécnico do Porto e antigo Diretor da revista “robótica” é um dos investigadores portugueses mais citados do mundo, segundo a lista Highly Cited Researchers 2019 da norte-americana Clarivate Analytics que inclui cerca de 6000 investigadores de todo o mundo, entre os quais estão 10 portugueses.

Segundo esta lista, os artigos de José Tenreiro Machado foram citados 9943 vezes nos últimos 10 anos, sendo cada artigo citado em média 276,2 vezes. O artigo mais citado, 593 vezes, foi a comunicação Recent history of fractional calculus publicado na Communications in Nonlinear Science and Numerical Simulation, em março de 2011.

José Tenreiro Machado é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo um currículo profissional e académico de referência. Atualmente exerce o cargo de Professor Coordenador Principal do Departamento de Engenharia Eletrotécnica.

Highly Cited Researchers é elaborada anualmente pela Clarivate Analytics, que adquiriu as bases Web of Science e Thomson Reuters, e incide apenas nos artigos mais citados, que representam 1% do que se publica no mundo, sendo um forte indicador do impacto da ciência globalmente. A lista reconhece investigadores que demonstram autoridade expressiva numa ou mais categorias científicas, determinadas através da publicação dos artigos mais citados por seus pares durante a última década. Representa uma ascendência excecional em determinado campo científico. Em 2018 foi adicionada a categoria Cross Field ou campo transversal, que identifica investigadores com autoridade significativa em vários campos durante um período determinado (2008-2018). José Tenreiro Machado está enquadrado nesta categoria interdisciplinar. O ranking é dominado por cientistas da China, EUA e Reino Unido e inclui 23 Prémios Nobel (entre os quais 3 laureados em 2019).

    [recaptcha size:compact]

(Irá receber um email com o link de download.)