Os AMR vieram agilizar e automatizar operações logísticas, proporcionando uma adaptação ao ambiente envolvente. Até há relativamente pouco tempo, os veículos guiados automatizados tradicionais – os AGV (Autonomous Guided Vehicles) eram a única opção disponível para automatizar as tarefas de transporte interno, suprindo a necessidade de entregas repetitivas e frequentes. Mais recentemente, os AGV estão a ser desafiados por uma nova tecnologia mais sofisticada, flexível e económica, de uma nova série de veículos móveis autónomos, os AMR – Automated Mobile Robots, ou seja, veículos totalmente autónomos que circulam no ambiente logístico, com base em sensores e scanners instalados no seu corpo, nem necessidade de linhas limitadoras ou guias de orientação. Os AMR realizam tarefas de armazenamento repetitivas e com exigência física, libertando os operadores desses processos.
O OTTO 1500 é um AMR para transporte de cargas que podem chegar aos 1900 kg, que permite a deslocação de cargas mais pesadas e amplas em contexto industrial, reduzindo a necessidade de empilhadores. Ao automatizar o transporte de materiais reduz os custos operacionais, aumenta a segurança de espaços logísticos e otimiza os recursos humanos, alocando-os a tarefas de valor acrescido. O OTTO 1500 alcança uma performance contínua porque a sua navegação inteligente deteta objetos no seu trajeto e, automaticamente calcula e executa o desvio do objeto detetado.
As tarefas a desempenhar pelo AMR podem ser definidas de várias formas: a partir da estação de trabalho (crie tarefas para o OTTO 1500 manualmente com um tablet ou computador, num posto de trabalho); envio calendarizado (crie tarefas calendarizadas personalizadas com base nos requisitos como turno, tempo ou produção); envio automatizado (criação de tarefas automáticas por PLC em processos em estações finais); envio por software (integração com ERP’s, WMS’s ou MES’s para movimentações coordenadas e automatizadas).
O OTTO 1500 integra tecnologia LIDAR, com lasers e scanners, que interpretam todo o ambiente envolvente em tempo real e não prejudicam a segurança do AMR, dos operadores e da infraestrutura. O diagnóstico de estado do AMR é feito de forma imediata. A interface LED, em torno do robot, informa os operadores do estado atual do robot.
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