No entanto, a procura por água está a aumentar e prevê-se que ultrapasse a oferta até 2030; e o aumento das temperaturas e os padrões climáticos erráticos estão também a sobrecarregar os recursos hídricos. Por outro lado, o envelhecimento das infraestruturas em todo o mundo está a afetar o abastecimento devido a perdas de água, ineficiências e aumento das emissões de carbono. Em Portugal, os sistemas públicos de abastecimento de água perdem diariamente cerca de 522 mil metros cúbicos de água potável devido a fugas e ineficiências – o equivalente a aproximadamente 208 piscinas olímpicas por dia. Estas perdas representam cerca de 21% da água introduzida na rede e têm um impacto direto, não apenas ao nível do desperdício de recursos naturais, mas também no consumo energético associado à captação, tratamento e distribuição.
A necessidade de uma gestão eficiente da água é mais crítica do que nunca, e funciona! Algumas empresas de serviços públicos de abastecimento de água conseguiram alcançar menos de 5% de perdas de água, reduziram o consumo de energia em mais de 30% e cortaram os custos operacionais em mais de 20%, tudo isto mantendo a qualidade de serviço e reduzindo as emissões de carbono.
É aqui que as tecnologias digitais entram em ação. Avanços como a inteligência artificial (IA), o Machine Learning (ML) e os Digital Twins têm um enorme potencial enquanto soluções transformadoras. Estas ferramentas melhoram a capacidade da indústria da água para monitorizar, controlar e otimizar a utilização desta com precisão.
Vamos explorar estas tecnologias inovadoras, que ajudam a infraestrutura vital da água a aproximar-se das emissões net-zero e a promover uma gestão mais eficiente.
O ‘efeito cascata’ da IA, do Machine Learning e da análise de dados
As abordagens de gestão da água orientadas pela IA são um passo fundamental para conseguirmos sistemas de água sustentáveis e resilientes. A IA e o Machine Learning permitem que os serviços de abastecimento de água utilizem eficazmente dados amplos, provenientes de muitas fontes, para transformar a sua gestão da água e sendo apoiados proativamente pela tecnologia. Com a IA, os serviços públicos podem monitorizar os seus sistemas de água em tempo real, fazer ajustes rápidos com base em recomendações inteligentes e prever potenciais falhas nas infraestruturas – aumentando a eficiência e a capacidade de resposta –, utilizando diversas funcionalidades. Esta abordagem proativa pode evitar avarias dispendiosas e garantir a disponibilidade contínua dos serviços de água. Também prolonga a vida útil das infraestruturas de água, conduzindo a poupanças de custos substanciais e a uma maior fiabilidade do serviço.
Estes mesmos algoritmos também podem ajudar a satisfazer a procura, melhorar a distribuição e minimizar a utilização de energia, analisando os padrões de consumo e otimizando os fluxos de água. Assim, é possível descobrir rapidamente fugas e perdas de água na rede, reduzindo o desperdício e conservando recursos hídricos valiosos.
Alexandre Monteiro
Business Development Indusrtry Cross Selling Iberia
Schneider Electric
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
pt-atendimento-cliente@schneider-electric.com · www.se.com/pt
Para ler o artigo ou dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº139. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Dossier “gestão de água” da edição 114 da revista Robótica;
- Dossier “Gestão e tratamento de água” da edição 107 da revista Robótica;
- Dossier “Gestão e Tratamento de Água” da edição 98 da revista Robótica;
- Case study “Monitorização de canais de água no Peru (MTX-StarSensor)” da edição 126 da revista Robótica;
- Dossier “Futuro digital na indústria da água” da edição 126 da revista Robótica;
- Artigo “Inteligência Artificial industrial: otimizar a eficiência energética com IA Preditiva” da edição 138 da revista Robótica;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Gémeos Digitais: revolução na simulação e otimização
-
Mesa Redonda sobre Gémeos Digitais: Revolução na Simulação e Otimização
-
Manipulador móvel para montagem colaborativa, inspeção e logística interna
-
Robótica colaborativa: o futuro da produção industrial
-
Cobots e robots: a evolução da automação em Portugal