Contrinex
Aplicação de inspeção em ambiente industrial

Aplicação de inspeção em ambiente industrial com robots colaborativos

A utilização de sistemas de inspeção pode evitar produtos com defeito e permite garantir a qualidade em todo o processo de fabricação.

Neste estudo, analisamos o potencial da robótica colaborativa em inspeções de qualidade automáticas na indústria. O desenvolvimento de uma solução integrando um sistema de visão industrial permitiu avaliar o desempenho dos robots colaborativos num caso real. A utilização destas ferramentas permitem reduzir defeitos de qualidade bem como os custos no processo de fabricação. Neste sistema, os métodos de processamento de imagem usam recursos baseados em profundidade e nas medidas das superfícies com elevada precisão. O sistema processa totalmente um painel, observa o estado da superfície de forma a detectar qualquer defeito potencial nos painéis produzidos com intuito de aumentar a qualidade da produção.

Introdução

A utilização de sistemas de inspeção pode evitar produtos com defeito e permite garantir a qualidade em todo o processo de fabricação. Em linhas de montagem manuais, as inspeções são efetuadas pelos operadores, este processo é demorado e bastante dispendioso. No entanto, este tipo de inspeções não são confiáveis, por exemplo, devido à falta de treino, à fadiga ou especificações pouco claras [1]. Portanto, métodos de inspeção de sistemas de visão são usados na indústria e em vários domínios, como a indústria de alimentar e aplicações de segurança [2].

Para inspeções críticas, os sistemas de visão é recomendado se o sistema de aquisição de imagem correto poder ser implementado [3]. Um problema atual da maioria dos sistemas de visão que limitam a sua utilização nas linhas de montagem manual é a utilização de câmeras fixas, tornando o sistema inflexível e na sua forma de trabalhar. Um sistema de câmeras fixas têm problemas para alcançar áreas inacessíveis do produto, como por exemplo a parte de baixo, por dentro e ao redor do produto a ser inspecionado. No processo da inspeção manual as câmeras montadas também pode atrapalhar o operador.

A possibilidade da utilização de robots colaborativos introduz flexibilidade no processo produtivo, as inspeções de qualidade automáticas via visão, com a integração do sistema de controlo de qualidade ao sistema de controlo do robot permite melhorar significativamente o desempenho deste tipo de sistemas. Os robots colaborativos estão se tornando cada vez mais populares em diversos processos de fabrico, em especial nos processo de montagens quer pela sua flexibilidade quer pela sua eficiência [5]. O objetivo de um robot colaborativo é combinar o desempenho repetitivo e a força com as habilidades de um ser humano. Existem várias tarefas que podem ser realizadas por robots colaborativos, utilização destes nas linhas de montagem, entregas de peças a serem montadas, levantamento de objetos pesados entre muitas outras tarefas.

Paulo Magalhaes
Europneumaq, [email protected]

N.M.Fonseca Ferreira
[email protected]
Department of Electrical Engineering (DEE), Engineering Institute of Coimbra (ISEC), Polytechnic of Coimbra (IPC)
GECAD – Knowledge Research Group on Intelligent Engineering and Computing for Advanced Innovation and Development of the Engineering
Institute of Porto (ISEP), Polytechnic Institute of Porto (IPP)
INESC TEC – Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº130. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »