Contrinex
braço

Braço/mão robótica controlado remotamente através de sensores flexíveis

Este projeto de cariz académico demonstra o desenvolvimento de um robot…

Este projeto de cariz académico demonstra o desenvolvimento de um robot manipulador (máquina-ferramenta) com a particularidade de ser semelhante a um braço e uma mão do Ser Humano.

Por definição a máquina-ferramenta é uma máquina utilizada na fabricação de peças de diversos materiais (metálicas, plásticas, de madeira, entre outros), por meio da movimentação mecânica de um conjunto de ferramentas – robot manipulador. Essa movimentação pode ser realizada de diversas formas: joystick, teclados, botões, consolas ou através de sensores que interpretem os movimentos de um braço e mão humana (no caso deste projeto). A interface de comunicação entre o robot manipulador e o utilizador pode ser com ou sem fios, dependendo dos objetivos.

Assim, este projeto, tem como objetivos desafiar os alunos dos cursos de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando do INETE [1] no sentido de desenvolverem soluções robóticas que possam ser úteis para, por exemplo, aplicações médicas como cirurgias, contemplando soluções modulares, de baixo custo e promovendo a utilização da impressão 3D para a criação de um braço/mão robótica mais real.

Luís Pires e Pedro Dionísio
INETE – Instituto de Educação Técnica

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº105. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »