Contrinex
Controladores eletrónicos para instalações frigoríficas

Controladores eletrónicos para instalações frigoríficas

Os controladores eletrónicos usados na refrigeração servem para controlar o funcionamento das instalações frigoríficas…

Os controladores eletrónicos usados na refrigeração servem para controlar o funcionamento das instalações frigoríficas, por meio de conversão de uns sinais de pressão e temperatura em sinais elétricos. Estes sinais podem ser do tipo digital ou analógico, e vão comandar diversos equipamentos elétricos existentes na instalação. Existem controladores para instalações individuais com motor incorporado que permitem comandar os componentes do evaporador e compressor, e controladores que servem apenas para comandar as máquinas existentes na central térmica. Neste trabalho faz-se uma descrição dos tipos de controladores mais comuns em instalações simples de frio comercial e industrial, com e sem motor incorporado, apresentando um exemplo de aplicação de um controlo simples de um móvel de congelados e um outro exemplo de controlo de uma central térmica.

Controladores de evaporadores

Classificação

Os controladores dos evaporadores são normalmente classificados em relação ao número de relés de controlo, número de sondas e tipo de válvula de expansão (se termostática ou eletrónica). Os equipamentos mais usados com válvula de expansão termostática classificam-se em 1 relé e 1 sonda, 2 relés e 2 sondas, e 3 relés e 2 sondas.

1 relé e 1 sonda. São equipamentos que permitem comandar o funcionamento de um equipamento em função de um sinal de temperatura vindo apenas de um único ponto de medida. De acordo com o sinal recebido na sonda e a programação interna associada, o sistema abre ou fecha um contacto, o qual é aproveitado para comandar a electroválvula, o compressor, ou ainda uma resistência para a geração de calor. O controlo da descongelação destes equipamentos é feito de forma natural por paragem do sistema, e são usados em pequenas instalações, que trabalham com temperaturas positivas (≥2ºC), como os móveis de frescos. Normalmente usa-se em vitrinas frigoríficas, colocando a sonda junto ao evaporador e nos móveis verticais é normal encontrar-se a sonda no canal do ar que sai do evaporador.

António Santos
Engenheiro Mecânico Térmico
antoniosantos90@gmail.com

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “robótica” nº114. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »