impressão 3d

Impressoras 3D ao serviço da proteção contra a Covid-19

As impressoras 3D já são máquinas acessíveis a uso não profissional, para serem utilizadas por cada um de nós em casa no fabrico de pequenas peças…

José António Santos
Investigador Principal aposentado do LNEG
PhD Mecânica dos Materiais

Introdução

As impressoras 3D já são máquinas acessíveis a uso não profissional, para serem utilizadas por cada um de nós em casa no fabrico de pequenas peças utilitárias, em vários “hobbies”, ou estudo de novas peças e design. A imaginação é o limite.

No caso presente da pandemia Covid-19, foi identificada a necessidade de grande número de determinados objetos que não seria possível produzir industrialmente e a um preço acessível num curto espaço de tempo. Estavam nesta situação as viseiras para proteção facial. O grande desafio foi então mobilizar os possuidores de impressoras 3D para produzirem em suas casas o componente mais específico e difícil de obter, que era o suporte do vidro acrílico da viseira. Foi criada na internet uma plataforma nacional onde um grande número de voluntários (algumas centenas em todo o país) se disponibilizaram a fabricar em suas casas os suportes sendo depois recolhidos e montados os acrílicos, e finalmente fazer a sua distribuição gratuita por hospitais, lares, e outras instituições necessitadas. Em alternativa aos vidros acrílicos foram também utilizadas folhas de acetato, que embora mais finas têm uma boa transparência. Em pouco mais
de um mês foram fabricadas e distribuídas mais de 5600 viseiras. A plataforma tem uma página na Internet e privilegiou os seus contactos e organização através das redes socias WhatsApp e Facebook.

Neste artigo descreve-se o modo de produção das viseiras Covid-19 com uma impressora 3D de uso doméstico.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “robótica” nº120. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção