Sistema de Gestão Técnica Aplicado aos Sistemas de Rega

A (re)utilização de água surge como uma possível resposta da sua utilização como um recurso hídrico passível…

Ricardo Miguel Borges Sá e Silva, Adriano A. Santos
Departamento de Engenharia Mecânica, Instituto Superior de Engenharia do Porto
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

A (re)utilização de água surge como uma possível resposta da sua utilização como um recurso hídrico passível de ser usado beneficamente, permitindo a poupança de fontes de água convencionais e aumentando a disponibilidade dos recursos hídricos existentes para finalidades que requerem padrões de qualidade mais exigentes. Neste trabalho apresenta -se o processo de desenvolvimento de um Sistema de Gestão Técnica (SGT) para o controlo do sistema de rega dos jardins do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) otimizando -se os consumos energéticos do sistema de rega tendo em conta os parâmetros caraterísticos do local a regar bem como o controlo de todo o processo. São ainda apresentados os cálculos de dimensionamentos efetuados relativamente às necessidades hídricas da planta e necessidades de rega, entre outros.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “robótica” nº103. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

    De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

robotica119

(Irá receber um email com o link de download.)