Contrinex
Aumentar a produtividade com componentes normalizados

Aumentar a produtividade com componentes normalizados

A disponibilidade de uma vasta gama de componentes normalizados é muito importante para aumentar a produtividade, mas existem vários fatores. Venha saber quais são!

Os fabricantes procuram otimizar todos os aspetos possíveis dos seus processos de fabrico, para compensar os défices da indústria no geral. Apesar dos avanços na tecnologia e nas ferramentas de análise, os fabricantes continuam a procurar aumentar a produtividade e servir melhor os seus clientes. Tendo isto em conta, é notável como as possibilidades de utilização de componentes normalizados para aumentar a produtividade de processos de fabrico individuais têm sido ignoradas.

Existem muitos processos de fabrico e engenharia nos quais podem ser instalados componentes normalizados para aumentar a produtividade e a rentabilidade. Uma área onde a implementação de componentes normalizados pode ser particularmente vantajosa é a da conceção e construção de “máquinas especiais“, que são máquinas individuais concebidas para facilitar operações específicas porque o número destas máquinas que serão fabricadas ser bastante reduzido comparado com a quantidade de recursos necessários para as produzir. Dependendo dos processos que estas máquinas irão facilitar, será necessária a intervenção de indivíduos de várias disciplinas.

Além do fabrico, da montagem mecânica e de outros processos necessários, o processo da conceção até ao acabamento destas máquinas pode ser moroso. Por isso tudo o que pudermos fazer para acelerar o processo irá aumentar a rentabilidade a longo prazo. Este é apenas um exemplo em que a simples utilização de dados CAD de componentes normalizados na fase de conceção pode aumentar a produtividade.

A utilização de dados CAD existentes pode poupar muito tempo, desde que os engenheiros e fabricantes selecionem os componentes mais adequados para os seus projetos.

A disponibilidade de uma vasta gama de componentes normalizados é muito importante para aumentar a produtividade, mas existem vários fatores quando se trata de encontrar o produto certo para a respetiva aplicação. Embora o preço seja a principal consideração para muitos, o material, a temperatura de funcionamento e o peso dos componentes também devem ser tidos em conta.

norelem Ibérica, S.L.
www.norelem.pt