Contrinex
movimentos

Cabos para movimentos 3D

As aplicações de movimentos contínuos exigem cabos especiais com uma excelente resistência mecânica…

As aplicações de movimentos contínuos exigem cabos especiais com uma excelente resistência mecânica. Nas aplicações automatizadas e de robótica industrial, esses movimentos deterioram rapidamente a cablagem convencional. O problema é que a maioria dos cabos não é projetada para este tipo de movimento (flexão, tração e torção) e sofrem um desgaste muito rápido.

A flexão repetida provoca nos condutores de cobre um “endurecimento a frio” até ao ponto em que se “quebram”. Os fios de cobre que fazem parte do condutor no estado frio estendem-se mais além do limite elástico permitido. Quando um condutor se dobra (curva) em torno de um raio demasiado pequeno, obriga-o a alongar-se ainda mais. Essa ação altera a estrutura interna do condutor, endurecendo-o até se tornar frágil e por fim, fica partido.

Do mesmo modo, a fricção que surge durante o movimento entre os vários elementos internos de um cabo podem gerar calor suficiente para, no final, fazer com que o isolamento, o ecrã ou a cobertura falhem. Com os diferentes elementos referimo-nos às diferentes camadas e partes que compõem um cabo, como por exemplo condutores, isolamentos, ecrãs, fitas de proteção e uma cobertura exterior.

Sumcab Specialcable Group
Tel.: +34 933 817 876 · Fax: +34 934 627 980

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “robótica” nº116. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas um artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt.

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »