Contrinex
moldes e injeção

Inovação na indústria de moldes e injeção de plásticos

Aplicação de robots antropomórficos.

Tradicionalmente os robots cartesianos são os mais utilizados na indústria de moldes e injeção de plásticos. São normalmente utilizados para retirar as peças injetadas dos moldes e colocá-las em tapetes transportadores.

A ESI tem aplicado robots antropomórficos na indústria de moldes e injeção de plásticos para executar tarefas técnicas e complexas.

Casos de estudo

GLNPLÁS – ciclo de injeção com inserção de 28 incertos metálicos por ciclo

Em 2011 a ESI desenvolveu uma solução tecnicamente complexa para a empresa LNMoldes (atualmente GLN Plas). O desafio era a colocação ordenada de 28 insertos metálicos num molde a cada ciclo de injeção (70s). O molde era de 2 cavidades, em cada uma teriam de se colocar 14 insertos com 3 tipos de peças diferentes (6 + 6 + 2). Para dificultar o processo, o cliente não tinha espaço disponível na periferia da máquina. Estudaram os processos e desenvolveram um anteprojeto específico para as necessidades apresentadas. Para resolver o problema de espaço propuseram a construção de uma estrutura em altura dedicada (2.º piso).

ESI – Engenharia, Soluções e Inovação, Lda.
Tel.: +351 252 318 499
geral@grupo-esi.com · www.grupo-esi.com

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “robótica” nº117. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas um artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »