Contrinex
Ligações ótimas em segurança de equipamentos

Ligações ótimas em segurança de equipamentos

A Indústria 4.0, a ligação e as redes também são tópicos importantes no que se refere à segurança de equipamentos. Da perspetiva do utilizador, existem diversos conceitos, cada um ligeiramente diferente, mas todos partilham de um conceito comum: a sua utilização pode aumentar a produtividade, a transparência e a flexibilidade na produção.

Uma caraterística da segurança de equipamentos, é a necessidade de considerar a ligação em rede em 2 níveis. Em primeiro lugar, existe a comunicação relacionada com a segurança e a necessidade de ter em consideração a Diretiva de Equipamentos e os requisitos das normas harmonizadas. Depois há a perspetiva operacional: os sinais não relacionados com a segurança, cuja avaliação oferece benefícios em termos de manutenção preditiva e otimização da operação dos equipamentos. Existem diversas opções de redes em ambos os níveis, que estão a ser cada vez mais utilizadas.

4 Conceitos para a segurança de equipamentos em rede

Para os clientes do Grupo Schmersal, a ligação em rede começa no nível de segurança de equipamento com IO Parallel ou E/S em paralelo como uma solução padrão universal e rentável. IO Parallel significa que todos os cabos são direcionados de forma centralizada para um armário de comando, onde são ligados aos blocos de terminais. Como alternativa, se o utilizador usa apenas dispositivos eletrónicos de segurança, pode utilizar sistemas de instalação de segurança que estão disponíveis como modelo de distribuição passiva (PDM) ou como caixa de campo passiva (PFB). Estes permitem a ligação em série mista, com até 4 dispositivos eletrónicos de comutação de segurança diferentes por módulo. A correspondente cablagem já se encontra especificada, o que ajuda a economizar tempo e evita uma cablagem incorreta. Podem ser ligados vários módulos a sistemas maiores. Outra opção é usar o ASi Safety at Work como um sistema de bus destinado à segurança. Todas as principais séries de dispositivos de segurança encontram-se disponíveis com interface de segurança ASi integrada. Com esta plataforma, o utilizador pode realizar soluções de segurança expansível individualmente para diferentes tamanhos da máquina, além de se beneficiar de uma ampla gama de funções de diagnóstico.

A 4.ª opção, desenvolvida pela Schmersal, para a construção de equipamentos é a mais abrangente: caixas de campo de segurança para a instalação de até 8 dispositivos de comutação de segurança diferentes, incluindo sensores de segurança, bloqueios por solenoide, grades óticas de segurança e painéis de controlo. Esta solução é adequada para os conceitos “Safety Integrated“, onde a função de segurança se encontra integrada no sistema de controlo operacional.

Schmersal Ibérica, S.L.
Tel.: +351 308 800 933
[email protected]com · www.schmersal.pt

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº127. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »