Contrinex
Os Lubrificantes e a Lubrificação como factores importantes na gestão e manutenção de parques eólicos

Os Lubrificantes e a Lubrificação como factores importantes na gestão e manutenção de parques eólicos

A lubrificação e os aspectos técnicos com ela relacionados são alguns dos factores com maior impacto na gestão e optimização da manutenção.

Para maximizar a produtividade operacional e a eficiência de custos, torna-se cada vez mais importante o crescimento sustentado e a competitividade das operadoras de turbinas eólicas. Estas operadoras estão, cada vez mais, à procura de novas formas de obter eficiência máxima. Isso tem levado a que mais operadores reconheçam os benefícios da mudança para o uso de óleos e massas de maior desempenho nas suas turbinas. No entanto, combinando isso com uma análise de óleo cuidada e regular, é ainda possível aumentar a probabilidade de estender os intervalos de mudança de óleo, ampliar a proteção contra o desgaste do equipamento e evitar avarias com o consequente tempo de inatividade.

A lubrificação e os aspectos técnicos com ela relacionados são alguns dos factores com maior impacto na gestão e optimização da manutenção, devido ao peso dos custos directos e, sobretudo, dos custos indirectos (paragens e substituições não programadas). Para percebermos a sua importância e as suas implicações vamos focar-nos nos lubrificantes para os tipos de equipamentos mais significativos presentes num aerogerador:

  • Lubrificantes para a caixa multiplicadora;
  • A limpeza do óleo da caixa multiplicadora;
  • Lubrificantes para as caixas do Yaw e do Pitch;
  • Massa para o rolamento principal;
  • Massas para os rolamentos do Yaw e do Pitch;
  • Óleo hidráulico do Pitch;
  • Massa do gerador;
  • Análises dos óleos em serviço.

Lubrificantes para a caixa multiplicadora

O lubrificante da caixa multiplicadora tem uma implicação enorme na optimização da gestão e da manutenção da turbina, uma vez que é ele que determina, em grande parte, a disponibilidade da caixa e consequentemente a disponibilidade da turbina.

Pedro Vieira
Lubrigrupo
Tel.: Tel.: +351 253 331 590 · Tlm.: +351 932 255 111
www.moovelub.pt

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº131. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »