Esta situação acontece num momento em que a indústria lida com outros problemas, relacionados com elevadas despesas operacionais, um consumo insustentável de energia e níveis de perda de água, para além de uma força de trabalho envelhecida e em contração. Por outro lado, o dilema sempiterno do setor tem sido a falta de fundos para modernizar as redes centrais de bombeamento e tubagem e as soluções de automação de águas e águas residuais que as controlam.
Felizmente, as novas tecnologias de digitalização relacionadas com a Indústria 4.0 possibilitam que a modernização da infraestrutura seja, agora, acessível. Um exemplo disso é a recente introdução de produtos de automação industrial que viabilizam o conceito de “automação universal”. Este conceito permite que as plataformas de automação industrial possam ser construídas em arquiteturas definidas por software, centradas em ativos e agnósticas quanto ao fornecedor.
Quando se introduzem soluções inovadoras nas operações de águas e águas residuais, os utilizadores conseguem três benefícios que vão além da modernização do sistema:
- Custos de implementação mais baixos – A capacidade de nos conectarmos a aplicações novas e inovadoras permite abordagens mais criativas e menos dispendiosas para enfrentar problemas caros, como gestão de fugas, consumo de energia e ativos. Com a implementação de sistemas como o EcoStruxure Automation Expert é possível criar um ciclo de vida digital completo para os sistemas de automação, o que significa que enfrentam os novos desafios mais rapidamente e com menos riscos.
- Força de trabalho preparada para o futuro – À medida que assistimos à aposentação da geração de operadores de águas e águas residuais que tem mantido a água a fluir nas últimas décadas, perdemos conhecimento especializado. Os colaboradores da próxima geração chegam às empresas de serviços hídricos com a perceção de que os seus sistemas de automação proprietários são arcaicos e representam obstáculos a operações mais eficientes. Os novos sistemas, como o EcoStruxure Automation Expert, oferecem uma simplicidade semelhante à das soluções de TI e são intuitivos para os operadores mais jovens, que estão acostumados à fácil portabilidade das aplicações (por exemplo, aplicações para smartphone que funcionam em qualquer marca de telefone). Isto economiza tempo e despesas de formação, e também reduz o risco de erros operacionais no futuro.
Inês Rodrigues
Industry Sales Manager, Schneider Electric
Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
[email protected] · www.se.com/pt
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº126. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]
Outros artigos relacionados
- Dossier “gestão de água” da edição 114 da revista “robótica”;
- Dossier “Gestão e tratamento de água” da edição 107 da revista “robótica”;
- Dossier “Gestão e Tratamento de Água” da edição 98 da revista “robótica”;