Contrinex
Marcação de fios e cabos

Marcação de fios e cabos

Maior eficiência e economia de tempo até 60% na identificação de fios e cabos.

O processo de identificação na marcação industrial pode ser uma tarefa demorada e árdua, especialmente quando se lida com um grande número de fios e cabos. O novo sistema de marcação da série E da gama Thermomark é o primeiro sistema modular a combinar impressão e aplicação em apenas uma única etapa do processo – resultando numa economia de tempo de cerca de 60%.

Todos os processos de trabalho ao longo do ciclo de vida do produto de um quadro de comando e controlo – como mudanças nas operações de produção, conversão, modernização ou medidas de manutenção – podem ser executados de forma muito mais eficiente se todos os componentes estiverem marcados de forma uniforme e clara. A identificação permanente e facilmente visível aumenta a segurança e simplifica os fluxos de trabalho. Até 30% do tempo total de produção de um quadro é gasto apenas imprimindo, separando e aplicando marcações em cabos, fios e componentes – pelo menos este era o caso até agora.

Identificação automatizada

O sistema de marcação Thermomark Série E da Phoenix Contact é o primeiro sistema modular do mundo a automatizar e combinar a impressão e aplicação de vários materiais de marcação em apenas uma única etapa do processo. Como resultado, uma economia de tempo de cerca de 60% pode ser alcançada na identificação industrial. Em vez de imprimir separadamente as soluções de identificação de fios e cabos necessárias na primeira etapa do fluxo de trabalho, separar os marcadores individuais e, finalmente, acompanhar isto com a etapa demorada do processo de montagem manual dos marcadores, o operador pode desfrutar dos benefícios de um processo de identificação fácil e extremamente eficiente usando a Série E da Thermomark.

Sistema de marcação modular

A série E da Thermomark é composta por quatro aplicadores, três dos quais fornecem várias soluções de marcação para identificação de fios e cabos. Os aplicadores são conectados a uma impressora de rolo de transferência térmica padrão, que é usada para imprimir todos os tipos de materiais de marcação em formato de rolo – como a criação de etiquetas para identificação de equipamentos. Não há, portanto, necessidade de um dispositivo adicional e especial para implementar esta solução de marcação. O utilizador dispõe, assim, de um sistema de marcação modular que oferece uma utilização extremamente flexível e orientada para a procura, independentemente de ser usado para identificação manual de equipamentos ou marcação automatizada de fios e cabos. No negócio de fabricação de cablagens em particular, fornece a vantagem crucial de ser capaz de responder de forma flexível aos requisitos específicos do cliente ou da aplicação em apenas algumas etapas simples. Isto não só conserva recursos, mas também economiza espaço.

Katharina Faes, Diretora de Marketing de Produto
Francisco Mendes, Gestor de Produto

Phoenix Contact, S.A.
Tel.: +351 219 112 760 · Fax: +351 219 112 769
www.phoenixcontact.pt

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº131. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Translate »