Contrinex
Medição do nível para transferência alfandegária

Medição do nível para transferência alfandegária e controlo de stock com Proservo NMS8x & Micropilot NMR8x

Este artigo descreve porque existem requisitos para 2 tecnologias de medição diferentes para a medição do nível de líquido muito precisa.

O Proservo NMS8x e o Micropilot NMR8x foram projetados e usados para uma medição muito precisa do nível de líquido em aplicações de transferência e controlo de stock. Este artigo descreve porque existem requisitos para 2 tecnologias de medição diferentes para a medição do nível de líquido muito precisa.

Tecnologia de medição

A tecnologia de medição do nível Proservo NMS8x O NMS8x “Tank Gauging” é um indicador inteligente de nível para a medição dos níveis de líquido com uma maior precisão. O sistema baseia-se no princípio de medição do nível ilustrado na Figura 1. Um pequeno flutuador é posicionado com precisão num
meio líquido usando um motor de passo. O flutuador é então suspenso num cabo de medição que é enrolado num tambor de fio com ranhuras finas. O NMS8x conta as rotações do tambor de fio e calcula a distância de deslocamento do fio e obtém assim a mudança do nível do líquido.

O tambor é acionado através de imãs de acoplamento que são completamente separados pela carcaça do tambor. Os imãs externos são conectados ao tambor de arame, com os imãs internos conectados ao motor de acionamento. À medida que os imãs internos giram, a sua atração magnética faz com que os imãs externos também girem, fazendo com que todo o conjunto do tambor gire. O peso do flutuador no fio cria torque nos imãs externos gerando mudança de fluxo magnético. Estas mudanças geradas no conjunto do tambor são detetadas por um transdutor eletromagnético exclusivo nos imãs internos. O transdutor transmite o sinal de pesagem para uma CPU usando um princípio sem contacto. O motor de acionamento é ativado para manter o sinal de pesagem constante no valor definido pelo comando de operação.

Endress+Hauser Portugal, S.A.
Tel.: +351 214 253 070 · Fax: +351 214 253 079
[email protected] · www.pt.endress.com

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº127. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Translate »