Contrinex
Metrologia ótica, a chave para um processo de Impressão 3D mais aperfeiçoado

Metrologia ótica, a chave para um processo de Impressão 3D mais aperfeiçoado

As empresas líder já efetuaram a mudança para a metrologia ótica para garantir a qualidade nos processos de fabrico tradicional, tais como a modelação por injeção de plástico, formação de chapa metálica e fundição.

As empresas líder já efetuaram a mudança para a metrologia ótica para garantir a qualidade nos processos de fabrico tradicional, tais como a modelação por injeção de plástico, formação de chapa metálica e fundição. Conforme as tecnologias de fabrico aditivo vão amadurecendo, cada vez mais empresas introduzem a metrologia ótica nos seus processos.

O fabrico aditivo já não é utilizado apenas para a produção de protótipos, mas também, cada vez mais, em aplicações de peças funcionais. O maior desafio das peças impressas em 3D é provar ao consumidor final que as peças são confiáveis e que as funcionalidades cumprem os requisitos exatos em termos de qualidade dimensional, resistência à tração, dureza, resistência ao desgaste e resistência ao calor.

A utilização de técnicas óticas para testes funcionais, controlo de processo e controlo de qualidade oferece muitos benefícios, especialmente para peças impressas em 3D que costumam ser complexas, altamente personalizadas e têm formas livres.

S3D – Software, Formação e Serviços, Lda.
Tel.: +351 244 573 100 · Fax: +351 244 573 101
info@s3d.pt · www.s3d.pt

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “robótica” nº123. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas um artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Case study sobre Metrologia ótica

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »