Contrinex
o papel crucial da tecnologia de acionamento

Mover o futuro – o papel crucial da tecnologia de acionamento na indústria da produção

O funcionamento de sistemas industriais em todo o mundo depende de unidades de acionamento e motores.

À medida que a procura continua a aumentar, a indústria da produção terá que contar com uma tecnologia de acionamento robusta e fiável para impulsionar o seu futuro. Marcus Schneck, CEO da norelem, explica por que motivo os engenheiros e gestores de fábricas têm que garantir que a sua tecnologia de acionamento é adequada à respetiva finalidade à medida que a indústria da produção continua a avançar em direção a processos mais inteligentes, mais ecológicos e eficientes.

O funcionamento de sistemas industriais em todo o mundo depende de unidades de acionamento e motores. No seu nível mais básico, as unidades de acionamento são responsáveis por aproveitar e gerir a energia elétrica enviada para os motores. Através do controlo do torque e da velocidade, as tecnologias de acionamento fornecem controlo de processo e eficiência para sistemas como ventiladores, compressores, bombas e transportadores usados em contextos industriais em todo o mundo. A procura de tecnologia de acionamento eficiente e eficaz está a aumentar à medida que a automação se torna mais proeminente.

Através da otimização dos processos de transmissão de energia, os operadores podem beneficiar de custos operacionais inferiores e de menor consumo de energia. Com múltiplos sistemas e opções disponíveis no mercado, é essencial especificar o tipo de equipamento certo para maior precisão e maior produtividade.

Escolher o sistema de acionamento certo

Ao considerar o sistema de acionamento certo para uma aplicação, os engenheiros devem considerar as principais vantagens proporcionadas por cada tecnologia:

Acionamentos por corrente

Um acionamento por corrente é composto por rodas dentadas, discos de roda dentada e uma corrente de rolos, sendo que algumas aplicações são complementadas com tensionadores e defletores. Estes são os sistemas mais resistentes e mais duradouros e os acionamentos por corrente da norelem são fabricados segundo a norma DIN/ISO 606.

norelem Ibérica, S.L.
www.norelem.pt

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº125. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »