Contrinex
o ciclo de vida do robot

Proatividade na manutenção – o ciclo de vida do robot

Qual é o ciclo de vida de um robot industrial e de que modo podemos contribuir para aumentar a sua duração?

Neste artigo, conheça o ciclo de vida de um robot industrial e alguns conselhos para prolongar a vida útil do mesmo.

A competitividade do mundo industrial, onde o tempo de inatividade inesperado dos equipamentos industriais pode representar mais do que um dia inteiro de produção, leva a que os responsáveis das empresas sejam proativos no que respeita à manutenção dos seus robots, procurando antecipar possíveis falhas antes destas se evidenciarem e se desenvolvam, provocando desse modo paragens indesejadas nos ciclos produtivos.

Para implementar este tipo de estratégia preventiva, necessitamos de perceber alguns conceitos e de recolher dados que nos vão permitir tomar medidas que contribuam para a diminuição e/ou eliminação das paragens inesperadas.

Qual é o ciclo de vida de um robot industrial e de que modo podemos contribuir para aumentar a sua duração?

Um robot industrial define-se como uma máquina que possui recursos de manipulação ou funções de mobilidade que são controladas automaticamente e são capazes de realizar várias tarefas, por meio de um programa que tem como objetivo o uso industrial.

Por outras palavras, os robots industriais não são definidos pela forma, mas sim de acordo com as suas funções e caraterísticas gerais. Sendo ativos de elevado valor, dado o seu papel interventivo numa organização, é aconselhado tomar medidas preventivas para aumentar a longevidade do seu ciclo de vida, evitando ou retardando ao máximo a sua deterioração.

No que respeita a um robot, é importante perceber que não existe uma solução universal relativamente à manutenção, e poderá existir uma barreira de aprendizagem no que concerne ao funcionamento de um robot.

Roboplan – Robotics Experts, Lda.
Tel.: +351 234 943 900 · Fax: +351 234 943 108
info@roboplan.pt · www.roboplan.pt

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “robótica” nº124. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas um artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

ver artigo

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »