Contrinex
tecnologia

Tecnologia tem de servir o utilizador

Avaliar as inovações digitais utilizando o princípio da medição da vibração como exemplo…

Avaliar as inovações da tecnologia digital utilizando o princípio da medição da vibração como exemplo.

Otimização contínua e processos cada vez mais automatizados estão a esmiuçar a história da automação do processo bem como da própria industrialização. Na digitalização, estes esforços culminaram recentemente. A força motriz do progresso levou a novos princípios de medição – como referido na história do conceito da garra vibratória, também denominada vibração, descrito aqui – mas até mesmo essa força está agora sujeita à transformação digital. Em última análise o objetivo de tudo isto é tornar o trabalho mais fácil para as pessoas e dar aos humanos a liberdade de dar aquilo que nos diferencia: utilizar o nosso cérebro.

Porque é que os fabricantes de dispositivos de campo estão continuamente a desenvolver novas tecnologias? Por um lado, essas tecnologias facilitam o trabalho fora do campo, são necessários menos trabalhadores qualificados e as tecnologias impulsionam o processo de automação e expandem o âmbito de aplicações para os dispositivos de medição. Isto foi verdade no passado e continua a ser verdade no futuro. A diferença é que a velocidade de mudança e os novos produtos estão a aumentar. Por outro lado, os utilizadores querem pagar apenas pelo que realmente necessitam, e por isso é que a NAMUR, uma associação internacional de utilizadores de tecnologia de automação nas indústrias de processo, elaborou a sua recomendação NE131 para incluir as expetativas de como 80% dos casos de aplicação convencional devem ser cobertos para minimizar os custos. O princípio por detrás dos dispositivos de medição é que eles devem tratar com segurança de qualquer problema que os utilizadores estejam a tentar resolver.

Endress+Hauser Portugal, S.A.
Tel.: +351 214 253 070 · Fax: +351 214 253 079
info.pt.sc@endress.com · www.pt.endress.com

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “robótica” nº116. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas um artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »