A CABB AG na Suíça atribui grande importância à segurança da instalação, por isso optou por um novo modelo da reconhecida Endress+Hauser. Operado em redundância homogénea, o novo Liquiphant garante uma deteção fiável de nível pontual num circuito de segurança SIL3. O dispositivo suporta a nova estratégia de testes da CABB AG para testes de prova, que exige que um teste de prova SIL abrangente seja realizado com quase 100% de cobertura de teste de prova (PTC) a cada 3 anos. E todos os anos é realizado um teste com valor de PTC inferior sem remoção, que é acionado diretamente do dispositivo usando o botão de teste de prova. Alterações incomuns de frequência também são detetadas pela tecnologia Heartbeat e da aplicação SmartBlue, o que permite o planeamento direcionado da substituição do dispositivo antes de uma revisão da instalação.
Segundo Michael Lemke, especialista em segurança funcional da CABB AG, há cada vez mais circuitos SIF (circuitos de segurança com nível SIL definido) que estão a ser instalados, e por isso o esforço de manutenção e teste aumenta. Isto é agravado pelos intervalos de tempo para a realização de testes de prova serem cada vez mais curtos, enquanto o número de pessoal de manutenção permanece o mesmo. Também aumenta o esforço necessário para verificar as profundidades de teste correspondentes (PTC) segundo as diretrizes do SIL. Para compensar o maior esforço, são necessários instrumentos de medição seguros e fiáveis, que idealmente também deveriam ser desenvolvidos segundo a IEC 61508. Isto significa que os dispositivos devem permanecer instalados nos sistemas durante mais tempo.

O Liquiphant é usado numa aplicação SIL3, sendo composto por 4 tanques conetados por tubos que comunicam entre si. O meio utilizado é o cloreto de tionila, extremamente tóxico para os seres humanos, por isso o tanque deve ser esvaziado e limpo. Antes, o interruptor de nível era removido para testes todos os anos, mas com a tecnologia de medição da Endress+Hauser, esse esforço foi reduzido. Os dispositivos de medição possuem uma interface Bluetooth com a Heartbeat Technology. Esta tecnologia permite verificar a chave de nível dentro do SmartBlue enquanto o processo está em execução.
Endress+Hauser Portugal, S.A.
Tel.: +351 214 253 070 · Fax: +351 214 253 079
info.pt@endress.com · www.pt.endress.com
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Controlador EM-241C para motores de corrente contínua
-
Schaeffler oferece transparência sobre pegada de CO2e durante produção e utilização
-
Conveyors VITRANS: revolução inteligente no processo de transporte industrial
-
Válvula ASCO™ 290D na Equinotec: potência e durabilidade industrial
-
Gripper elétrico paralelo 2FG14 da OnRobot