Este artigo pretende mostrar o caso de deteção de falha num motor elétrico de 150 kW fazendo uso de um algoritmo de inteligência artificial e da redução do custo total de propriedade (TCO – Total Cost of Ownership) numa indústria.
A importância da dupla estratégia na indústria 4.0
A gestão de ativos e equipamentos está a ser significativamente revolucionada por soluções digitais industriais, baseadas em computação em nuvem, uso de sensores inteligentes sem fio e aplicação de metodologias de manutenção 4.0. Embora os ativos grandes e críticos sejam tendencialmente monitorizados de forma contínua, a nova solução técnica permite a monitorização inteligente de toda a frota de equipamentos a um custo acessível, elevando o nível de gestão e manutenção de ativos. O resultado final é observado no aumento da disponibilidade da máquina, redução de paragens inesperadas e redução do custo operacional da frota, ou seja, redução do TCO.
Como uma fabricante altamente verticalizada com uma gama ampla, extensa e abrangente de produtos e soluções, a dupla estratégia também permitiu à WEG desenvolver o Motion Fleet Management (MFM) e a sua linha de produtos de soluções digitais aproveitando a sua própria experiência e lançando um produto maduro para os seus clientes. A fábrica piloto da Indústria 4.0 da WEG é a fábrica de fios isolantes, na sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, no Brasil. O projeto teve início em 2017 e as principais ações da empresa foram:
- Instalação do sistema WEG Shop Floor Management (WSFM) nos centros de produção;
- Adoção da metodologia WEG Manufacturing System (WMS) para redução de perdas;
- Utilização da manutenção 4.0 e instalação do sensor WEG Motor Scan nos ativos;
- Monitorização online e gestão de ativos com Motion Fleet Management (MFM).
Atualmente, o MFM aplicado na fábrica de fios possui 348 ativos monitorizados (motores, inversores de frequência, soft-starters, redutores, motorredutores, compressores, bombas, ventiladores, entre outros), fornecendo informações precisas para manutenção com base na condição operacional de cada um (manutenção baseada na condição), essencial para a manutenção preditiva.
Mateus Nicoladelli de Oliveira
WEG Soluções Digitais, Desenvolvimento de Negócios Digitais, Brasil, nicoladelli@weg.net
Thiago Barbosa
WEG Divisão Internacional, Gerente Desenvolvimento de Água e Saneamento, América Latina, thiagob@weg.net
WEGeuro – Indústria Eléctrica, S.A.
Tel.: +351 229 477 700 · Fax: +351 299 477 792
info-pt@weg.net · www.weg.net/pt
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº132. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigo relacionados
- Artigo “Monitorização e gestão de ativos com o WEG Motion Fleet Management” da edição 128 da revista “robótica”;
- Artigo “Crie a sua rede de monitorização de longo alcance e baixo consumo utilizando LoRa” da edição 126 da revista “robótica”;