Contrinex
A soldadura e a indústria

A soldadura e a indústria

A soldadura é uma das operações mais importantes na indústria de manufatura, sendo utilizada em diversos setores, como automóvel, aeroespacial, naval, construção, entre outros.

Estamos a viver numa era em que as máquinas competem com os humanos no mesmo espaço de trabalho. Robots e humanos compartilham equipamentos de soldadura e competem pela eficiência.

Embora os robots tenham uma capacidade orientada para a excelência de resultados, os humanos desempenham um papel crucial na redução de defeitos, no tempo de reparação e no aumento da produtividade. À medida que a tecnologia avança, a cooperação homem-máquina pode oferecer resultados ainda mais impressionantes no futuro.

A soldadura é uma das operações mais importantes na indústria de manufatura, sendo utilizada em diversos setores, como automóvel, aeroespacial, naval, construção, entre outros. Com o aumento da procura por produtos com alta qualidade e precisão, a soldadura tornou-se uma etapa crucial para garantir a integridade estrutural e funcional dos produtos finais. De modo a competir, por exemplo, com a evolução dos compostos, é necessário também uma evolução na qualidade deste tipo de uniões.

A soldadura sempre foi um tipo de união de elevada complexidade devido às suas inúmeras variáveis essências que são condicionais, como o tipo e espessura do material base, tipo de junta e sua preparação, posição e processo de soldadura.

Hugo Balau
Formador de soldadura
ATEC – Academia de Formação

Para ler o artigo ou dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “robótica” nº131. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Translate »